Hospitais se unem para fortalecer atendimento obstétrico e pediátrico

Em convênio com o HSL, o Materno Infantil Presidente Vargas se torna um centro especializado no atendimento a gestantes e crianças em Porto Alegre

20/04/2020 - 14h08
obstétrico, pediátrico, hospital são lucas, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, reposicionamento, assinatura

Secretário Municipal de Saúde, Prefeito de Porto Alegre e Reitor da PUCRS / Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Um ato de assinatura do convênio de transferência do Setor Materno Infantil do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) para o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) ocorreu na manhã dessa segunda-feira, dia 20 de abril, na Prefeitura Municipal. O documento foi assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e pelo reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira. A parceria prevê ampliação e melhorias no espaço físico do HMIPV, transferência de equipamentos médico-hospitalares e de equipes médicas e assistenciais do São Lucas para o Presidente Vargas.

Além do acréscimo de até 93 novos leitos no HMIPV durante o período de Operação Inverno, totalizando 185 leitos, as melhorias vão ampliar a capacidade de atendimento em 89% e transformar o Presidente Vargas em um hospital completo e de referência no atendimento de gestantes e crianças.

As obras, que iniciam nesta semana, permitirão a abertura de 20 novos  leitos pediátricos para operação inverno. Também haverá acréscimo de 20 leitos de internação pediátrica, mais seis leitos na área da atual UTI Pediátrica e instalação de mais quatro novos, aumentando o número de leitos ativos para 16 ao final das obras. Será reformada a área que passará a contar com uma UCI (Unidade de Cuidados Intensivos) de 20 leitos. A UTI Neonatal terá 25 leitos e mais cinco leitos canguru e será feita a reforma da Emergência Pediátrica no térreo. Além disso, estão previstas melhorias no novo espaço da farmácia, rouparia, agência transfusional, área de nutrição, nas instalações elétricas e nos elevadores.

Para o Prefeito Municipal, Nelson Marchezan Júnior, a população vai ganhar muito com o convênio. “A parceria com instituições que são referência na sua área de atuação é essencial para que continuemos avançando na qualificação e ampliação dos serviços. O convênio dará viabilidade econômico-financeiro para o HSL, para que possa ampliar seus serviços em outras áreas, e para que possa otimizar serviços em parceria com o HMPIV em parceria com  o HMPIV na área materno-infantil. O resultado da soma de esforços: vamos atender mais, atender melhor e atender mais rápido a população de Porto Alegre e também de outros municípios do Rio Grande do Sul”, afirma.

“Uma iniciativa inovadora como que fortalece o atendimento à população e, certamente, se transformará em referência para outros municípios brasileiros, graças à parceria entre o Sistema de Saúde, gerenciado pelo poder público municipal e um hospital filantrópico, como é o caso do nosso HSL”, afirma o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira.

“Essa parceria consegue praticamente dobrar a operação do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas ativando áreas que estavam fechadas desde muitos anos. Da mesma forma, ampliaremos os serviços com a parceria, de forma não estatal garantindo atendimento e qualificando a estrutura física que muito demanda a instituição”, diz o secretário Municipal da Saúde, Pablo Stürmer.

“Para o HSL essa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o HMIPV é muito importante. Estamos contribuindo para a melhoria das equipes e da estrutura de um Hospital que tem a vocação para a área materno infantil. Com o convênio, a população que mais precisa de bom atendimento será beneficiada. E isso é muito importante para o São Lucas e para a PUCRS porque nos mantém fiéis à nossa missão institucional”, comenta o diretor-Geral do HSL, Leandro Firme.

Com o convênio, a população que utiliza o Sistema de Saúde do município de Porto Alegre terá um ganho importante, que é o fortalecimento da especialização de serviços. O HMIPV ganha reforço à sua vocação para o atendimento obstétrico e pediátrico e o HSL, que está em fase de reposicionamento, passará a direcionar seus esforços para atender a população adulta e idosa, tornando-se referência para atendimentos de maior gravidade e complexidade.

Ensino e práticas médicas

O convênio entre HSL e HMIPV inclui o espaço de ensino e de práticas para os estudantes e futuros profissionais da saúde vinculados às escolas da área na PUCRS e que hoje fazem as práticas no HSL. Com isso, eles ganham a oportunidade de atuar em um hospital especializado na área. Além do Presidente Vargas, as Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida da Universidade mantém convênios com outros estabelecimentos.

Postos de trabalho

Além de priorizar o atendimento à população e o cuidado com a formação dos futuros profissionais, outra preocupação do HSL-PUCRS na negociação do convênio foi manter os postos de trabalho de profissionais que compõem as equipes médicas e assistenciais das áreas transferidas. Por essa razão, a transferência dos colaboradores faz parte do pacote de iniciativas. O vínculo trabalhista com o HSL permanecerá, porém, os profissionais passarão a atuar no espaço do HMIPV.

Reposicionamento do Hospital São Lucas

O convênio entre HSL-PUCRS e HMIPV faz parte do processo de reposicionamento do São Lucas. Com as medidas que estão sendo tomadas, o HSL se voltará para o atendimento da população adulta e idosa e terá foco nas áreas de Geriatria e Gerontologia, Neurologia, Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, entre outras.

A mudança do perfil epidemiológico da população provocada pela inversão na pirâmide etária – a partir de 2029, a população gaúcha com mais de 60 anos será maior do que a faixa com até 14 anos – exige que o Sistema de Saúde tenha estruturas especializadas em prevenção e atendimento das doenças típicas do processo de envelhecimento. A própria pandemia de Covid-19 está evidenciando a necessidade de uma transformação imediata que privilegie estruturas para atender as demandas da população idosa.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas