Semana do Cérebro promove palestras e oficinas (suspenso)

Neste ano, data será comemorada entre os dias 16 e 22 de março

Por: atualização 13.03.20, às 14h55

11/03/2020 - 13h29
semana do cerebro, inscer, instituto do cérebro, neurociência

Atividades pretendem mostrar como a neurociência está está inserida em nosso cotidiano

Evento suspenso. Na semana de 16 a 22 de março, ocorrerá a 9º Semana Nacional do Cérebro, uma ação coordenada pela Dana Alliance for Brain Initiatives e pela European Dana Alliance for the Brain. Esta ação tem por objetivo divulgar os benefícios dos estudos do cérebro. Dentro desta proposta, o Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) e a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), juntamente com o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e o Centro de Memória (CEM) da PUCRS, desenvolverão diversas atividades com o intuito de compartilhar e divulgar os principais avanços científicos e tecnológicos na área da neurociência, bem como refletir e discutir sobre a importância de se realizar pesquisas sobre o assunto. A programação ocorre na Unati (sala 801 do Prédio 40), pela manhã, e, à tarde, no auditório do mesmo prédio. Não há necessidade de inscrição prévia.

Neste ano, a programação está repleta de novidades. Através de uma linguagem simples e descontraída, pretende-se promover palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas atuais que demonstram como a neurociência está inserida em nosso cotidiano, além de abordar curiosidades sobre o cérebro.

Confira a programação:

16 de março (segunda-feira)

10h Como a percepção musical pode ajudar no envelhecimento saudável: Marcio Bittencourt – músico, mestre em Gerontologia Biomédica (PUCRS)

10h45min Como manter o cérebro saudável: Clarissa Penha Farias – educadora física, doutoranda em Neurociências (UFRJ-PUCRS)

 

17 de março (terça-feira)

10h A meditação através da neurociência: Isadora Ghilardi – bióloga, mestranda em Pediatria e Saúde da Criança (PUCRS)

10h45min Envelhecimento cerebral: Allan Alcara – biólogo, mestrando em Pediatria e Saúde da Criança (PUCRS)

10h45min Bioengenharia aliada a neurociências: Felipe Rodrigues – biomédico, doutorando em Pediatria e Saúde da Criança (PUCRS)

13h30min Bioengenharia aliada a neurociências: Felipe Rodrigues – biomédico, doutorando em Pediatria e Saúde da Criança (PUCRS)

14h10min Células-tronco e epilepsia: do laboratório a clínica: Gabriele Zanirati – bióloga, doutora em Neurociências e pós-doutoranda em Pediatria e Saúde da Criança (PUCRS)

14h50min Intervalo

15h05min O cérebro em desenvolvimento: Pamella Azevedo – bióloga, doutora em Neurociências e pós-doutoranda em Medicina e Ciências da Saúde (PUCRS)

15h45min Redes Neurais: Guilherme Brito – médico, doutorando em Medicina e Ciências da Saúde (PUCRS)

16h25min Tomada de decisão e uso de substâncias: Bruno Kluwe Schiavon – psicólogo, doutor em Psicologia (UZH)

17h05min Encerramento

 

18 de março (quarta-feira)

9h Dor, funcionalidade e qualidade de vida: Josemara de Paula Rocha – fisioterapeuta, doutora em Gerontologia Biomédica (PUCRS); Anelise Ineu Figueiredo – fisioterapeuta, doutoranda em Gerontologia Biomédica (PUCRS)

10h Imunidade e envelhecimento: Ana Paula Bornes da Silva – bióloga, doutoranda em Pediatria e Saúde da Criança (PUCRS)

13h30min Neurociência da meditação: Isadora Ghilardi – bióloga, mestranda em Pediatria e Saúde da Criança (PUCRS)

14h10min Filosofia e prática da meditação: Malone Rodrigues – filósofo, graduando em psicologia pós-graduante em psicologia positiva e ciência do bem-estar e instrutor de meditação (PUCRS)

15h Intervalo

15h15min Saúde Mental no ambiente acadêmico: Renata Klein Zancan – psicóloga, doutoranda em Psicologia (PUCRS); Antônio Bonfada – psicólogo, mestrando em psicologia (UFRGS-PUCRS)

16h15min Impacto da vida social no cérebro: Clarissa Penha – educadora física, doutoranda em Neurociência (UFRJ-PUCRS)

17h05min Encerramento

 

19 de março (quinta-feira)

10h Como o sono influencia a memória: Lucas Aschidamini Marcondes – médico, mestrando em Gerontologia Biomédica (PUCRS)

10h45min Como nos tornamos o que somos? A evolução das nossas emoções: Rodrigo Furini Narvaes – biólogo, doutorando em Gerontologia Biomédica (PUCRS)

13h30min Eixo intestino/cérebro e demência: Mateus Grahl – biomédico, doutorando em Medicina e Ciências da Saúde (PUCRS)

14h10min Inflamação em doenças neurodegenerativas – Augusto Uberti – biólogo, doutor em Biologia Celular e Molecular e pós-doutorando em Medicina e Ciências da Saúde (PUCRS)

14h50min Intervalo

15h05min A ambivalência do medo: Rodrigo Narvaes – biólogo, doutorando em Gerontologia Biomédica (PUCRS)

15h45min Desvendando as patologias neuroimunes: Ana Paula Bornes da Silva – bióloga, doutoranda em Pediatria e Saúde da Criança (PUCRS)

16h25min Mecanismos epigenéticos associados ao estresse: Thiago Viola – psicólogo, doutor em Pediatria e Saúde da Criança (PUCRS)

17h05min Encerramento

 

20 de março (sexta-feira)

10h Como a atividade física ajuda na memória: Ana Karla Oliveira – educadora física, doutoranda em Neurociências (UFRJ-PUCRS)

10h45min Gerontomotricidade: prática de exercício cognitivo-motor: Clarissa Biehl Printes – educadora física, doutora em Gerontologia Biomédica (PUCRS)

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas