Professora visitante Carmen Moret Tatay participa de atividades do PUCRS-PrInt

Docente ministrou palestras e conversou sobre novo projeto de pesquisa

20/01/2020 - 09h19
Carmen Tatay - Camila Cunha

Foto: Camila Cunha

A professora Carmen Moret Tatay, da Universidade de Valencia San Vicente Martin (UCV), na Espanha, é parceira da PUCRS desde 2013. Em sua visita à Universidade, ela ministrou a palestra Aging in the Digital Era and the Role of GPS in Our Spatial Navigation, para alunos da Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde, da Escola de Medicina da PUCRS, com outros dois professores estrangeiros.

Durante sua estada na PUCRS a professora Carmem ministrou a disciplina Evidência Clínica Epidemiológica para os alunos do programa de pós-graduação, juntamente com professor Prof. Wilson Cañon Montañez, da Universidade de Antioquia, também professor visitante no PUCRS-PrInt. Participaram da disciplina mais de 60 discentes dos Programas de Pós-graduação da PUCRS: Medicina e Ciências da Saúde; Pediatria e Saúde da Criança; Gerontologia Biomédica; Psicologia e Odontologia da PUCRS.

Carmen Tatay - Camila Cunha2

Foto: Camila Cunha

A disciplina foi também compartilhada, via Skype, com os discentes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amazonas. A parceria entre a PUCRS e UPV já conta com um histórico consolidado de interações que são comprovados devido a publicação de livros e artigos científicos em conjunto, mobilidade de alunos de doutorado sanduíche e as visitas de professores, de ambas IES, com a participação em atividade acadêmica.

Entre as apostas para as próximas ações estão a efetivação de uma cotutela com dupla titulação de um aluno de doutorado do PPG em Psicologia da PUCRS, e a solicitação para credenciamento da professora Carmen como docente do PPG em Psicologia da PUCRS. Além disto, está sendo estudada a possibilidade de ampliar a mobilidade de outros alunos entre as instituições.

No âmbito do PUCRS-PrInt, Carmen integra o projeto de pesquisa em  cooperação internacional Aspectos biopsicossociais associados à saúde do indivíduo na vida adulta, coordenado pela professora Tatiana Irigaray e vinculado ao tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano.