Como aproveitar as férias para se destacar no mercado de trabalho

Saiba dicas para conseguir uma nova oportunidade e se qualificar com a especialista do PUCRS Carreiras

08/01/2020 - 09h55
PUCRS Carreiras ensina como aproveitar as férias para se destacar no mercado de trabalho. Saiba dicas para conseguir uma nova oportunidade e se qualificar.

Foto Marvin Meyer / Unsplash.com

Além de um momento de descanso e lazer, as férias também podem ser muito úteis para quem procura uma nova oportunidade de trabalho ou quer se desenvolver. Coordenadora do PUCRS Carreiras, Daniela Boucinha dá dicas de como aproveitar esse momento para conquistar aquela vaga dos sonhos.

Organização e planejamento

Tanto para quem quer trocar de emprego, ser promovido ou se atualizar para as novas demandas do mercado de trabalho, é importante ter um planejamento. “Além de estar presente nas redes para fazer networking, como o LinkedIn, é necessário se programar e acompanhar o andamento das vagas que você se candidatou”, explica Daniela.

  • Faça uma lista das principais competências exigidas para o cargo que você almeja e analise se seus conhecimentos são compatíveis.
  • Tenha o controle em algum lugar de em quais processos seletivos você se candidatou, e como está o andamento das vagas.
  • Tenha um foco e saiba qual o seu objetivo. Dessa forma fica mais fácil visualizar onde você quer chegar e se organizar.

Capacitação não é só para quem está procurando emprego

Daniela conta que um dos maiores erros de profissionais que gostam muito de onde trabalham, é esquecer de continuar se atualizando e se capacitando. Nesses casos, quando acontece uma demissão, o colaborador pode ficar despreparado para conseguir se realocar no mercado, que exige constantemente novos conhecimentos.

  • Com o acesso à internet cada vez mais popular, é possível encontrar diversos cursos sem custo com aulas online, ou por preços mais acessíveis.
  • Existem eventos focados em recrutamento e capacitação, é o caso da Feira de Carreiras da PUCRS, um dos maiores do ramo no Brasil. Empresas e representantes apresentam sua cultura organizacional, divulgam vagas e identificam futuros talentos. A próxima edição acontece em maio e conta com palestras e bate-papos.
  • Muitas empresas oferecem cursos gratuitos para os colaboradores e incentivos à educação. Essa é uma ótima forma de continuar estudando.

Networking: Ative e fortaleça a sua rede de contatos

Tenha referências, acompanhe as pessoas que você admira e crie a sua própria rede de contatos. Daniela destaca que as salas de aula, eventos e conversas em redes sociais são boas oportunidades para se conectar com alguém. Nessas trocas de experiência e vivências, podem surgir indicações, dicas e parcerias importantes para a carreira.

  • Não tenha vergonha de compartilhar a sua história e de pedir ajuda para quem já tem experiência na área em que você quer se desenvolver.
  • Ter uma pessoa como mentora pode ser uma boa forma de aprender com alguém com mais tempo de carreira e experiência.

Acompanhe o PUCRS Carreiras no Instagram, LinkedIn, e Facebook, e fique por dentro das oportunidades.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas