Produções autorais e criativas são destaques na primeira Expo Gastro

Evento apresentou os trabalhos finais da disciplina de Processo Criativo em Gastronomia

08/07/2019 - 19h06
DSC_0095-2

Visitantes degustaram as criações Foto: Jean Nunes

O curso de Gastronomia realizou na noite desta segunda-feira, 1º de julho, a primeira Expo Gastro. O evento ocorreu na Rua da Cultura e apresentou os trabalhos de fechamento dos estudantes do curso na disciplina de Processo Criativo em Gastronomia. Dentre os criações estavam receitas originais elaboradas pelos estudantes, ideias de negócios, oficinas e assessorias. Projetos como uma horta comunitária, boas práticas na alimentação e assessoria para harmonização de pratos foram expostos ao público formado por colegas universitários, professores, técnicos administrativos e comunidade.

A ideia de uma exposição gastronômica com realizações dos alunos veio para dar visibilidade às produções. “Estimula os estudantes a trazerem a teoria para a prática, instigando a criatividade”, ressalta a professora da disciplina, Rosane Palacci. Os estudantes aproveitaram a oportunidade para transformar em produtos o aprendizado dos livros e das aulas.

Trazendo a fruta feijoa (conhecida também como goiaba-do-mato) como protagonista em vários pratos, a aluna Claudia Cancino buscou recuperar a produção e o consumo de alimentos nativos, além de conscientizar para a busca de alimentação mais saudável, sustentável e que valoriza a cultura e a biodiversidade local. Outro projeto foi o da estudante Inez Giasson que, disposta inovar em um bolo de chocolate, substituiu o cacau em pó por feijão preto cozido, criando uma receita própria para celíacos (pessoas intolerantes ao glúten), mantendo a consistência, o sabor e a aparência do tradicional da iguaria.

Na formação, as alunas também ressaltam que participar da exposição permitiu momentos inesquecíveis. “É uma experiência maravilhosa, surpreendente, que serviu para mostrar que o Curso de Gastronomia e a dedicação só nos propiciam bons resultados”, comemora Inez. Claudia considera que “o resultado da Expo Gastro foi muito positivo, permitindo aos alunos apresentar seus trabalhos e, ao mesmo tempo, levar à comunidade universitária informações sobre as últimas tendências gastronômicas”.

Outras criações como bolinhos de feijão recheados, queijo vegano e plantas alimentícias não convencionais (PANCs), integraram as atrações degustadas gratuitamente pelos visitantes.