Aluno alemão que realizou pesquisa na PUCRS recebe prêmio Pierre de Coubertin

10/04/2019 - 18h22
Erik Rohde, Nelson Todt, premiação, Escola de Ciências da Saúde

Foto: Mariana Haupenthal

O pesquisador alemão Erik Rohde, da Universidade de Kaiserslautern, que esteve em mobilidade acadêmica na PUCRS em 2017, durante desenvolvimento de sua pesquisa de mestrado sobre os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, recebeu o Prêmio Acadêmico Internacional Pierre de Coubertin, reconhecimento bianual organizado pelo Comitê Internacional Pierre de Coubertin. O prêmio é considerado um dos mais importantes da área de dos Estudos Olímpicos. A entrega aconteceu em março, durante a Assembleia Geral do Comitê Internacional Pierre de Coubertin, em Lausanne, na Suíça.

Na Alemanha, o trabalho teve a orientação foi dos pesquisadores Norbert Müller e Manfred Messing e, durante seu período de três meses na PUCRS, Rohde foi orientado pelo professor Nelson Todt, coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO/PUCRS), da Escola de Ciências da Saúde. Grande parte da coleta e análise de dados da pesquisa do alemão foi realizada durante seu período no GPEO/PUCRS, com a colaboração direta dos estudantes do grupo. O pesquisador abordou o evento esportivo mundial realizado em 2016, no foco de jornais representativos de três países, e durante o período no Brasil investigou as notícias veiculadas no jornal Folha de São Paulo.

Parceria com Kaiserslautern

Erick Rohde, Escola de Ciências da Saúde, premiação

Foto: Mariana Haupenthal

A PUCRS renovou seu convênio com a Universidade de Kaiserslautern em 2015. De acordo com o professor Nelson Todt, a parceria destina-se a promover a mobilidade entre professores e pesquisadores, implementar projetos conjuntos de pesquisa e promover o intercâmbio de informações acadêmicas e publicações científicas. Para o docente, a premiação do estudante alemão representa a consolidação dos trabalhos de pesquisa da PUCRS no âmbito dos Estudos Olímpicos e o sucesso de suas ações de internacionalização.

Rohde comemora a primeira premiação científica. “Por trás desse prêmio está mais do que apenas um reconhecimento do meu desempenho científico, mas sim um valor imaterial. Se você recebe esse prêmio, isso também significa que você, em certa medida, agiu ou se moveu à maneira dos ideais de Pierre Coubertin”, completa o pesquisador.