Universidade anuncia novidades sobre o Vestibular

Processo seletivo no Verão terá antecipação de data e novo sistema de provas, já o de Inverno mantém formato

05/04/2019 - 09h43
vestibular, concurso, provas, campus, pucrs 360, prédio 50

Para o Vestibular de Verão, as provas foram antecipadas para o dia 27 de outubro / Foto: Camila Cunha

A partir deste ano, o Vestibular de Verão da PUCRS 2019 terá um novo formato. Dentre as principais mudanças está a realização da prova em um único dia, o que era um pedido antigo dos vestibulandos. Em 2019, o concurso ocorrerá em 27 de outubro, um domingo. Também haverá mudanças na composição das provas, que serão divididas em dois núcleos: o comum, aplicado a todos os cursos e composto de uma prova com 30 questões objetivas – Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Espanhola e Matemática – e Redação; somado ao núcleo específico, aplicado de acordo com o curso escolhido pelo candidato:

• 20 questões de Química, Biologia e Física
  • 20 questões de História, Geografia e Literatura

– Totalizando 70 questões (30 do núcleo comum + 40 do núcleo específico) e Redação

Demais cursos

• Cursos ligados às escolas de Direito, de Negócios, de Comunicação, Artes e Design – Famecos, e de Humanidades: 20 questões de História, Geografia e Literatura
  • Cursos ligados às escolas Politécnica, de Ciências da Saúde, e de Ciências: 20 questões de Química, Biologia e Física

– Totalizando 50 questões (30 do núcleo comum + 20 do núcleo específico) e Redação

Formato da prova

A prova será realizada em uma só tarde, com duração de 5h30min para os vestibulandos de Medicina e 4h30min para os candidatos aos demais cursos. Uma das principais motivações para a mudança é o alinhamento com as novas diretrizes do Ensino Médio, que preveem, além de um conjunto de aprendizagens essenciais, um maior aprofundamento por área de conhecimento, através de itinerários formativos. O novo modelo também reflete a organização da Universidade por Escolas, que reúnem cursos de áreas afins. “Como parte do movimento PUCRS 360°, a Universidade está transformando seus processos pedagógicos e administrativos, dentre eles o Vestibular”, afirma Ana Benso, diretora acadêmico-administrativa da PUCRS.

Devido à grande concorrência, para Medicina, a prova terá um número maior de questões – abrangendo todas as áreas do conhecimento – e consequentemente um tempo maior de realização. A redução do número de questões, necessária para que o concurso seja realizado em um único turno, em nada compromete a qualidade e o nível de exigência da prova.

Modalidades de inscrição

No momento da inscrição, o vestibulando poderá escolher entre três modalidades: realizar a prova da PUCRS; utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); ou realizar a prova e utilizar a nota do Enem. Neste último caso, para a classificação valerá a melhor colocação: escore nas provas ou pontuação no Enem.

Carrossel - Início do Vestibular de Inverno 2017

Foto: Bruno Todeschini

Vestibular de Inverno mantém formato

No mesmo formato das edições anteriores, o Vestibular de Inverno PUCRS 2019 realiza as inscrições de 2 de maio a 2 de julho por meio do site www.pucrs.br/estudenapucrs. Serão 80% das vagas destinadas para o ingresso via Enem, utilizando a pontuação obtida no período de 2010 a 2018. Os outros 20% serão preenchidos por candidatos que realizarem a prova única de redação, no dia 8 de junho, das 14h às 16h. Os estudantes poderão escolher três modalidades: nota do Enem, prova de redação ou, então, fazer a redação e também concorrer com os seus desempenhos no Enem.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3557.