Laboratório de Simulação Realística tem novos manequins interativos

Tecnologias ficam disponíveis para uso dos alunos sob orientação dos professores

29/03/2019 - 10h48
laboratório de simulação realística, escola de ciências da saúde, enfermagem, primeiroas socorros, reanimação, simuladores, reitoria, pró-reitores

Manequim de alta fidelidade do Laboratório de Simulação Realística / Foto: Camila Cunha

O Laboratório de Simulação Realística, da Escola de Ciências da Saúde, recebeu novos equipamentos focados em questões de hospitalização na última segunda-feira, 27 de março. Em uma solenidade foram apresentados dois manequins, um adulto e outro de um adolescente, que fornecem interação, e possibilitam escutas cardíacas, pulmonares, abdominais, entre outras. Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Odontologia atualmente utilizam o espaço. Na disciplina de primeiros socorros (eletiva) outros alunos também dispõem do ambiente. O laboratório está localizado no prédio 84, no 3° andar do Centro de Reabilitação. Neste encontro estiveram presentes o reitor Ir. Evilázio Teixeira, vice-reitor Jaderson Costa da Costa, o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Ir. Manuir Mentges, o Pró-Reitor de Administração e Finanças, Prof. Dr. Alam de Oliveira Casartelli, e o assessor da Reitoria Prof. Dr. Abílio Afonso Baeta Neves.

O diferencial da interação

Para a coordenadora do laboratório, professora Janete Urbanetto, o manequim propõe melhorias na estrutura e capacidade, construídas conforme a demanda de estudo. “A utilização realística é importante para o espaço, uma forma legítima de aprender”, destaca.

O manequim feminino de alta fidelidade é o primeiro do Rio Grande do Sul a ser adquirido para fins educacionais. Articula palavras através de um fone de ouvido que permite uma simulação de fala mais concisa e verdadeira. Simula parada cardirrespiratória, casos de evolução entre outras habilidades. Possibilita o desenvolvimento de raciocínio clínico, julgamentos, e tomada de decisões para o desenvolvimento de competências dos alunos. Outro diferencial do espaço é, que, além dos alunos de graduação, profissionais da saúde também podem se especializar, através dos cursos de extensão.

Para o Decano da Escola de Ciências da Saúde, Luciano Castro, organizar o cenário para o aluno, com apoio técnico para os professores, torna o território inovador, atento para o feedback mais positivo. “É um ambiente para desenvolver a criatividade”, ressalta.

Laboratório de Simulação Realística

O Laboratório de Simulação Realística oferece aos acadêmicos e professores da enfermagem e da área da saúde em geral, um espaço privilegiado de ensino aprendizagem. Confira mais informações através do link.