Alumni da PUCRS ganha bolsa integral para mestrado no Canadá

Raquel Farias realiza pesquisas na área de neurociência na McGill University

25/10/2018 - 10h38

Foto: arquivo pessoal

Graduada em Fisioterapia pela Escola de Ciências da Saúde, Raquel Farias ganhou um bolsa integral para mestrado no Integrated Program in Neuroscience (IPN) da McGill University, em Montreal (Canadá). A universidade está classificada em 43º lugar no ranking Times Higher Education e o programa multidisciplinar reúne pesquisadores das mais diversas aéreas e do mundo.

Durante a graduação, Raquel atuou em pesquisa clínica com a professora Thaís Resende e continuou a trabalhar com a docente como pesquisadora colaboradora após a conclusão do curso, em 2012. Em busca de experiência de laboratório, em 2017 Raquel iniciou treinamento com a professora Alessandra Morassutti, da Escola de Ciências. Segundo ela, essas experiências foram fundamentais para que pudesse se inscrever no mestrado e conquistar a bolsa.

“A PUCRS contribuiu bastante para minha entrada na instituição canadense. Quando precisei de apoio e auxílio para esta mudança de carreira e de vida, foi na PUCRS e em seus professores que consegui o que buscava, e por isso serei eternamente grata. Principalmente, agradeço à professora Thaís, que sempre me apoiou e acreditou em mim, e à professora Alessandra, que me estendeu a mão e permitiu que me juntasse ao seu grupo de pesquisa para adquirir a experiência necessária para chegar onde estou”, afirma.

Raquel mudou-se para Montreal em agosto, onde pretende permanecer para o doutorado e dar continuidade à pesquisa que desenvolve. “O laboratório está sendo muito gratificante, aprendo técnicas e experimentos novos todos os dias. Saí totalmente da minha zona de conforto e do que estava acostumada a fazer no Brasil”, conta.

Como dica, Raquel reforça a busca constante por aperfeiçoamento e conhecimento, com leituras e estudos sobre assuntos que despertam interesse. “O mais importante de tudo é não desistir do que você quer; vá atrás dos seus sonhos. Principalmente, não deixe que o comentário ou julgamento de outras pessoas afetem suas escolhas. Você tem o domínio sobre as suas conquistas e sobre a sua vida”, finaliza.