Universidade e Sistema Fecomércio-RS realizam ação conjunta para idosos

Nesta parceira, serão oferecidas oficinas voltadas ao envelhecimento saudável

18/05/2018 - 16h59
fecomércio-rs, sesc, maturidade, envelhecimento saudável, idosos

Foto: BBC Fotografia/Divulgação

A PUCRS e o Sistema Fecomércio-RS/Sesc estão realizando ação conjunta com foco em ações voltadas ao envelhecimento saudável. A parceria entre o Programa Sesc Maturidade Ativa e o Grupo de Neuropsicologia Clínica e Experimental do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS tem o objetivo de psicoeducar os participantes dos grupos de idosos do Sesc Centro e Protásio Alves quanto às habilidades cognitivas relacionadas à atenção, memórias, comunicação e funcionamento executivo.

Em 2017, a PUCRS aplicou um questionário que levantou informações sobre as capacidades cognitivas dos idosos. A partir destes dados, para 2018 a instituição criou seis oficinas, com objetivo de informar e educar os idosos para um envelhecimento saudável, com os seguintes temas: “Envelhecimento saudável, prevenção de doenças e reserva cognitiva”, “Como investir nas sua concentração e nas suas memórias?”, “Estratégias para lembrar mais ou esquecer menos: agrupamento e associação”, “Funções executivas: como manter e melhorar a parte mais complexa de nossos cérebro e mente”, “Comunicando-se melhor: como transmitir o que queremos sem nos repetir, alongar ou perder o fio da meada?” e “O que guardamos na nossa mente para mantê-la ativa?”.

Os encontros vão ocorrer a partir de maio, tanto no Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665) quanto no Sesc Protásio Alves (Av. Protásio Alves, 6220). Após estas oficinas, os idosos serão acompanhados por um outro questionário para avaliar suas melhoras em relação cognição e aplicação das estratégias no dia a dia.

Programa Sesc Maturidade Ativa

Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS, o programa tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idades a partir de 60 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, confraternizar, aprender, desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual. Atualmente, são 77 Grupos Sesc Maturidade Ativa envolvendo cerca de 5 mil idosos.