Com o Leitor

Viver a universidade para
transformar a sociedade

Uma proposta educativa que postula uma visão integral do ser humano compreendido na sua singularidade e pluralidade. Um conceito de educação como meio privilegiado de transformar as pessoas para que elas melhorem o mundo. Um espaço criado no presente e que antecipa o futuro. Um ambiente que aproxima e conecta, onde não há limites para o pensamento, para a criatividade, para a inovação. Um lugar de encontro de saberes, de ideias, de vidas. Um espaço para viver, conviver e aprender em todos os sentidos.

Assim é o Living 360º, novo prédio que a PUCRS entrega à comunidade. Poderíamos dizer também que o parágrafo acima sintetiza o que se espera de uma universidade nos dias de hoje. Não construímos um prédio para ser cartão-postal ou vitrine. Trata-se de um marco do Movimento PUCRS 360º, expressão de uma Universidade que está em transformação e vislumbra o futuro da educação superior

Transformar – assim como educar – implica mudar hábitos; mudar o modo de fazer; mudar a “cabeça”. O século 21 precisa de um educador para o seu tempo. E isso será possível por meio da inovação didático-pedagógica, do engajamento do estudante em seu próprio processo de aprendizagem; na sua identificação com a Universidade e formação de uma identidade como universitário.

O Living 360º permitirá ao estudante passar mais tempo na Universidade fazendo uso não apenas desse espaço, mas de tantos outros que ajudam a viver intensamente o ambiente universitário, construindo uma percepção de coletividade, de comunidade aprendente.

Por meio desse processo de reordenação das possibilidades formais na educação que praticamos, não podemos perder de vista que nossa busca é fazer com que o ser humano se compreenda melhor e o mundo em que vive seja movido pela sensibilidade que comanda todo o processo criativo. O que é a universidade senão um ambiente inspirador e inovador para quem deseja criar?

Criar para transformar e inspirar, assim como educar, é soprar vida e abrir espaço para a sensibilidade que habita todos nós. É a excelência genuína almejada pela sociedade e potencializada pela universidade. Nossa reportagem de capa apresenta todas as potencialidades do Living 360º. Ótima leitura!

Ir. Evilázio Teixeira
Reitor da PUCRS

Sou alumni PUCRS e gostaria de receber a Revista PUCRS e a PUCRS Magazine em minha casa.
Maria da Conceição Ribeiro
Porto Alegre

Sou formado em Engenharia Elétrica pela PUCRS em 1968 e gostaria muito de receber a Revista PUCRS.
Paulo Roberto Heller
Porto Alegre

A Revista PUCRS é dirigida apenas para alunos da Universidade ou para o público geral? Caso seja aberta ao público, gostaria de fazer uma assinatura.
Alanna Pires
Esteio

A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) tem a satisfação de agradecer pelo recebimento da Revista PUCRS, publicação de extrema importância para nossos alunos e fonte de pesquisa para o pós-graduação e mestrado.
Marcos Pardim – Biblioteca Central da Univale
Governador Valadares/MG

capa-revista_pucrs-0188Quer receber a Revista PUCRS?
Se você deseja receber as edições impressas da Revista PUCRS na sua casa, entre em contato pelo e-mail [email protected], ou ligue para (51) 3320-3503 e solicite sua assinatura gratuita. Todo o conteúdo também está disponível no site www.pucrs.br/revista.