Prédio do Living 360° reúne uma série de serviços em 10 mil metros quadrados

CapaFOTO: BRUNO TODESCHINI

Um espaço para viver a PUCRS

Living 360° reúne estudantes de todas as Escolas para aprender de forma diferente, conviver, inovar e empreender

POR VANESSA MELLO

Reencontrar os colegas e retomar as atividades rumo à conquista do diploma em um Campus cheio de novidades. A volta às aulas foi coroada com a inauguração do Living 360°, um prédio no coração da Universidade com cerca de 10 mil metros quadra­dos, que congrega uma infraestrutura completa e flexível a metodologias de aprendizagem inovadoras. Des­tinado a atividades de estudo, troca de experiências, de lazer e descanso, o prédio foi totalmente remodelado, inspirado em grandes instituições in­ternacionais, e incentiva disciplinas de caráter transversal e interdisciplinar, valorizando o empreendedorismo, a inovação, a internacionalização, a diversidade e a construção coletiva.

Com alta conectividade, 16 salas de aula abertas e climatizadas, mobi­liário ajustável, sistema integrado de multimídia para projeção e sonoriza­ção, mesmo a partir de dispositivos móveis, os ambientes multiprofissio­nais oportunizam o encontro dos alu­nos de graduação e de pós-graduação das oito Escolas. Grandes áreas de convívio integradas à Rua da Cultura estão disponíveis para toda a comunidade PUCRS, com área para alimentação composta de micro-ondas, mesas e bancada com pias, espaço com piano e jogos, mesas de sinuca, fla-flu e futebol de botão. Além disso, o prédio conta com sacada, espaço para soneca e até uma sala de meditação.

O ambiente reúne em um mesmo espaço estruturas de apoio ao estudante e conecta todas as áreas do conhecimento, favorecendo a integração, a pesquisa e a inovação e desperta o protagonismo dos estudantes, exigindo deles maior autonomia no seu processo de ensino e de aprendizagem. “O Living 360° é a expressão de uma universidade que está em transformação e que vislumbra o futuro da educação superior. É a materialização da sala de aula do futuro. Transformar, assim como educar, implica mudar hábitos, mudar o modo de fazer, mudar a ‘cabeça’. O século 21 precisa de um educador para seu tempo, e isso só será possível por meio da inovação didático-pedagógica, da busca pelo engajamento do estudante, da sua identificação com a Universidade”, ressalta o reitor Ir. Evilázio Teixeira.

INSPIRAÇÃO INTERNACIONAL

São 16 salas de aulas abertas com mobiliário ajustável disponíveis para as oito Escolas

FOTO: BRUNO TODESCHINI

A concepção do Living 360° foi baseada em estudos a respeito da influência dos ambientes no processo de aprendizagem, com salas de aula que estimulem a curiosidade dos alunos que transitam pelo prédio e ao mesmo tempo sejam motivacionais para os professores que as utilizam. Dentre as instituições internacionais, as grandes inspirações vieram do McCormick Tribune Campus Center, do Illinois Institute of Technology, do New School University Center e da Georgetown University (EUA), além da Université d’Ottawa, Universitè Laval e Ryerson University Student Learning Centre (Canadá).

“Aqui encontramos uma síntese do que há de melhor de estrutura e ambiente e, o mais importante, suporte para aplicação de metodologias de ensino inovadoras. O Living 360° permite ao estudante passar mais tempo na PUCRS, fazendo uso não apenas desse espaço, mas de tantos outros que ajudam a viver intensamente o ambiente universitário. Esse prédio, a Biblioteca e a Rua da Cultura se concentram em um mesmo eixo de circulação e todas as Escolas se encontrarão aqui”, afirma o reitor.

Tradição com inovação

Bem-estar: grandes áreas de convívio

FOTO: BRUNO TODESCHINI

O lançamento do Living 360° integra os eixos Campus Re­pensado e Aprender Diferente do movimento PUCRS 360°, que busca transformar todos os espaços em am­bientes de aprendizagem e propõe o ensino orientado pela pesquisa cola­borativa. É parte das estratégias para graduação, mestrado, doutorado, es­pecialização e extensão no que tange à formação de competências dos es­tudantes que buscam a Universidade. Tem como fundo o Planejamento Estratégico da PUCRS 2016-2022, que visa colocar a PUCRS como univer­sidade de nível internacional, e sua concepção está baseada na premissa de que, além de professores, alunos, conteúdos e metodologias, o ambien­te influencia nos processos de ensino e de aprendizagem.

“A PUCRS busca constantemen­te, por meio da sua estratégia de manter a tradição com inovação, se reinventar para os desafios do seu tempo. E o Living 360° promove, num cenário global e conectado, a partir do currículo e de novas me­todologias, uma formação integral aos estudantes no desenvolvimento de competências necessárias para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. É um espaço de criatividade e cocriação, onde o aluno é protagonista, sujeito ativo e participativo nesse processo. Ele é parte do ambiente e pode viver intensamente o que a PUCRS tem a oferecer”, destaca o pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir José Mentges.

Nesse escopo, outros elementos fundamentais foram trabalhados. O primeiro é o currículo, com a imple­mentação dos percursos formativos em 2018, permitindo uma trajetória aberta, levando em consideração as habilidades e os interesses dos estu­dantes, projetando o futuro profissio­nal por meio das certificações de es­tudos. O segundo vai ao encontro das metodologias de ensino, que contam agora com a organização de núcleos de inovação pedagógica em cada Es­cola, de forma a favorecer estratégias na formação dos professores para me­lhor atender os alunos com formatos diferentes de aula.

Uma série de outras ações acom­panharão a entrega do Living 360º ao longo do ano, como a modernização dos sistemas de apoio ao estudante e ao professor e a melhoria das outras salas de aula do Campus. “Ao mesmo tempo em que fechamos um ciclo, que é a Rua da Cultura integrada ao Living 360°, também estamos moder­nizando as salas e os laboratórios de outros prédios que necessitem desse aprimoramento, além do investimen­to em tecnologias”, complementa o Ir. Manuir.

Serviços

O Living 360° congrega espaço de convivência e bem-estar; de apoio acadêmico com foco nas dificuldades psicossociais e necessidades especiais de aprendizagem; de inovação e empreendedorismo com o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação (Idear) e participação do Tecnopuc. Além disso, conta com o PUCRS Carreiras, que ajuda o estudante a pensar a sua trajetória desde o início da gra­duação até a pós-graduação, com ferramentas de acompanhamento, de formação e de parceria com empresas; uma área de relacionamento com alunos, diplomados e estudantes do Ensino Médio; e registro aca­dêmico e apoio financeiro.

O que você encontra no Living 360°

ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA E INTERAÇÃO

FOTO: BRUNO TODESCHINI
  • Ambientes de convivência e lazer, com espaço para soneca, sala de jogos, sacada.
  • Área integrada para alimentação, com bancada com pias e micro-ondas, mesas, cadeiras e sofás com cabines.
  • Vestiários com chuveiros e sanitários adaptados.
  • Inovação nos espaços de aprendizagem.
  • Tecnologia, luminosidade, transparência, conforto térmico, mobiliário flexível e alta conectividade.
  • Salas de aula flexíveis com quadros móveis, mesas rebatíveis, cadeiras com rodízios, sistema integrado de multimídia, projetores, tomadas.
  • Sala de espelhos: para realização de grupos focais ou de discussão e testes de produtos.
  • Arena e auditório.

SERVIÇOS DE APOIO AO ESTUDANTE

  • Centro de Atenção Psicossocial (CAP): orientação psicossocial epedagógica para enfrentar situações e dificuldades que possam afetar o processo de aprendizagem do aluno.
  • Laboratório de Aprendizagem e de Ensino (Lapren): atende alunos com dúvidas em física, matemática, química e letras.
  • Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Lepnee): oferece ferramentas de apoio e acompanhamento diferenciado, promovendo acessibilidade física e pedagógica para o desempenho acadêmico.

RELACIONAMENTO

FOTO: BRUNO TODESCHINI
  • Central de Relacionamento Comunitário: voltado para diplomados e estudantes de Ensino Médio, facilita a comunicação com a Universidade, informa sobre possibilidades de formação e oportunidades profissionais e benefícios da rede Alumni, além de promover ações para despertar o interesse pela vida universitária.
  • Pastoral: promove a cidadania e a formação dos valores institucionais comunitário, católico e marista. Tem espaços de convivência e bem-estar, atendimento sobre voluntariado, retiros, formações e Grupo Universitário Marista, entre outras atividades, além de sala de meditação.
  • Recepção central: uma central de informações no coração do Campus para acolher dúvidas sobre a Universidade, atendendo toda a comunidade interna e a externa, empresas e instituições.

PEDAGOGIA INOVADORA

FOTO: BRUNO TODESCHINI
  • Aulas nos três turnos para turmas de todos os semestres com disciplinas interdisciplinares e transversais.
  • Ensino através da pesquisa com metodologias investigativas e aprendizagem ativa, com foco em questões sociais, ambientais, científicas, culturais e econômicas da realidade local, regional, nacional e global.
  • Incentivo a empreendedorismo, inovação, internacionalização, diversidade e construção coletiva.
  • PUCRS Carreiras: apoia os estudantes na busca de estágios, na preparação para colocação no mercado de trabalho e no planejamento de carreira.
  • Idear: prepara o estudante para questões que vão além do emprego, focando na trabalhabilidade e conectando o ecossistema empreendedor da Universidade.

Hub de empreendedorismo

Idear incentiva desenvolvimento de competências

FOTO: BRUNO TODESCHINI

Para além das disciplinas do portfólio Idear, o Living 360° tem como uma de suas estratégias ser um hub de empreendedorismo. Com uma diversidade de Escolas e áreas de conhecimento, a ideia é que estudantes de diferentes do­mínios encontrem a forma como desejam entregar o empreende­dorismo.

O Idear promove a transversa­lização do currículo, incentivando que professores de todos os cur­sos possam desenvolver compe­tências empreendedoras, mesmo nas disciplinas que não tenham essa vocação. Em uma disciplina de matemática financeira, o do­cente pode trabalhar com seus alunos um olhar para o mundo, para a realidade de seus bairros, aplicando o conhecimento produ­zido em sala de aula para solucio­nar problemas reais da sociedade. “Podem ser agentes de mudança propositiva, ao contextualizar o conhecimento no mundo”, incentiva Naira. A proposta é curricularizar cada vez mais o empreendedorismo e fazer um trabalho integrado, junto ao Tecnopuc e PUCRS Carreiras. “Temos muitas dinâmicas pedagógicas, livros e jogos didáticos e eletrônicos, que estão à disposição dos professores que desejam explorar essas características”, destaca Naira. As experiências na área vão além de disciplinas, com ações e eventos como o Torneio Empreendedor, oficinas e workshops que integram o sistema de inovação, além do desenvolvimento docente.

Na trilha do empreendedorismo

Para ajudar seus estudantes na construção da trajetória empreendedora, a PUCRS desen­volveu em 2018 os Caminhos do Empreendedorismo, que apresen­ta duas trajetórias, uma de propó­sito como agente de mudança e outra de abrir um negócio. O aluno não precisa ter um caminho linear. Identificando em que momento está, pode buscar as ferramentas de apoio que a Universidade dis­ponibiliza, como PUCRS Carreiras, oficinas e palestras do Idear, Tecno­puc Startup, disciplinas empreen­dedoras, Torneio Empreendedor, certificações de estudos e Startup Garagem, entre ouras.

Os caminhos integram o diário de competências em­preendedoras Sou uma ideia a empreender. O material didático produzido pelo Idear, a partir de necessidades dos estudantes e com a participação deles, tem versão em português e em inglês. Constrói com o aluno seu enten­dimento a respeito de empreen­dedorismo, inovação, habilida­des e que caminhos seguir.

Metodologias investigativas

Seminário de Desenvolvimento Acadêmico abordou as possibilidades com professores

FOTO: BRUNO TODESCHINI

O Living 360° incentiva a apren­dizagem ativa, por meio de metodologias investigativas, lingua­gens e tecnologias diferentes. Pensar soluções inovadoras, estimular a criatividade, ampliar a percepção de mundo e preparar para o mercado de trabalho são algumas das carac­terísticas das disciplinas promovidas no espaço. “Temos salas de aula para todas as Escolas. Elencamos uma série de recomendações para agregar o maior número possível de estudantes, para que convivam na diversidade a perspectiva de cons­trução coletiva”, explica a diretora de Graduação, Adriana Kampff.

No início do ano, o Seminário de Desenvolvimento Acadêmico abor­dou com docentes formas diferentes de dar aula para potencializar ao má­ximo todas as possibilidades do Living 360°. Com a proposta de favorecer a integração entre áreas e estruturas, a otimização, a flexibilização e maior autonomia dos professores, técnicos e estudantes, competências como abertura, inovação, colaboração, va­lorização das diferenças devem ser comuns a todos que atuam na Uni­versidade.

Com caráter transversal e inter­disciplinar, o Living 360° abriga disci­plinas abertas a todos os estudantes, como as eletivas, as de formação complementar, com as certificações de estudos, as voltadas à internacio­nalização, com as aulas ministradas em inglês que integram estudantes estrangeiros com brasileiros, e as do portfólio Idear, que trabalham o empreendedorismo em todas as áreas. Ao fazer disciplinas com colegas de diferentes cursos, o aluno abrange suas possibilidades de relacionamento e de aprendizagem.

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é reforçada com as metodologias investigativas em que, além dos conceitos teóricos, o aluno examina a realidade, endere­çando problemas locais ou globais, propondo intervenções. “Quando investigo a minha comunidade e aplico a geração do conhecimento para a proposição de soluções para um problema real, eu gero um signi­ficado para esse conhecimento pro­duzido na universidade. Esse impac­to social também é nossa missão”, analisa Adriana.

O Living 360° vai fomentar a con­cretização da estratégia da PUCRS referente à área de inovação, que é criar mil startups nos próximos dez anos, ressalta o pró-reitor Ir. Manuir Mentges.

Nas disciplinas do portfólio Idear, os professores são orientados a entender o propósito dos estudantes e desafiá-los a solucionar problemas reais da sociedade, aliando teoria e prática. As aulas de vocação empreen­dedora permitem aos estudantes vi­venciar como é criar um projeto e/ou empresa, trabalhar em equipe, falar em público, inovar, fracassar. Muitas competências são desenvolvidas, não importando a área. O objetivo é sair do paradigma de emprego para o de tra­balho. “Nosso desafio é possibilitar ao aluno se testar e enxergar como execu­tar a trabalhabilidade de vária formas: dentro de uma empresa, fora de uma empresa ou em redes de empresas”, comenta a coordenadora do Labora­tório Interdisciplinar de Empreende­dorismo e Inovação, Naira Libermann.

O ciclo, segundo a professora da Escola de Negócios, será completo. Ao sair de uma disciplina de vocação empreendedora, o estudante poderá seguir para o Torneio Empreendedor, o Tecnopuc Startup ou o Rocket, pro­grama de empreendedorismo avan­çado do Idear, por exemplo.