Década de 1940: cursos começaram no Colégio Marista Rosário

MemóriaFotos: Arquivo PUCRS

Renovação aos 75 anos

Em dezembro, a nova Escola de Ciências reunirá os cursos de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química

Foi em junho de 1942 a primeira união dos cursos de Física, História Natural, Química e Matemática recém-instalados na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Funcionavam no Colégio Marista Rosário, sede do embrião da PUCRS na época. A proposta da nova Faculdade era elevar o nível intelectual e pedagógico dos professores do ensino primário e secundário do Estado. Ao governador José Antônio Flores da Cunha, o Ir. Afonso, fundador da Universidade, explicou:

– O meu projeto não foi inspiração do momento nem consequência de interesses subalternos. Trabalhei nele durante quase três anos, o que me parece bastante, para dar-lhe, pelo menos, o cunho de bem estudado.

Depois de 75 anos, com as graduações e seus respectivos mestrados e doutorados reconhecidos pela qualidade, os cursos vão novamente se unir. Agora na Escola de Ciências, que será implantada em dezembro de 2017, dentro da nova proposta de ensino e administração da PUCRS.

Laboratório de Botânica foi um dos primeiros

Episódio estranho

No primeiro vestibular desses cursos, no inverno de 1942, houve candidatos apenas para Matemática e Física. E, naquele mesmo período, um episódio estranho ocorreu. O governo do Estado publicou um decreto regulamentando a Faculdade de Filosofia da Universidade de Porto Alegre, com as mesmas ofertas da instituição marista. O artigo 7 determinava: “Os professores dos estabelecimentos oficiais ou oficializados pelo Estado, de Ensino Secundário, estão obrigados a matricular-se nos cursos respectivos da Faculdade, sob pena de terem rescindidos seus contratos.”

No livro História da PUCRS – Volumes I e II, dos irmãos maristas Faustino João e Elvo Clemente (Edipucrs), os autores observam que “o artigo feria frontalmente o direito de liberdade dos professores candidatos aos cursos universitários optarem pela instituição de sua preferência”. Mas o decreto não foi acatado passivamente. Ir. Afonso, professores e alunos da Faculdade marista se reuniram e fizeram um protesto formal no Departamento Nacional de Educação. A liberdade de escolha foi reconhecida pelo órgão e o decreto ficou sem efeito para os docentes de colégios como Anchieta, Rosário, Sevigné e Bom Conselho.

Desdobramentos

Tecnologia de ponta nos laboratórios atuais

Em 1964, houve o desdobramento da Faculdade em três: Filosofia e Letras Letras, Ciências (com os quatro cursos que fazem 75 anos em 2017) e Escola de Jornalismo. Um pouco depois, seria criada a Faculdade de Educação. Nos anos seguintes, mais desmembramentos que resultaram nas atuais Faculdades de Matemática, Física, Química e Biociências.

Para o novo decano da Escola de Ciências, Carlos Alexandre Ferreira, os 75 anos dos cursos representam muito em termos de consolidação dos fundamentos que tornam a PUCRS uma Universidade de excelência.

– O comprometimento com qualidade e relevância explicam esta longevidade paralela com a história da própria Instituição. A reunião desses saberes em uma mesma estrutura acadêmica e administrativa é uma feliz coincidência da data, representando primordialmente a necessidade de privilegiar a interdisciplinaridade e trabalhar de forma colaborativa.

De aluno a diretor

Curso de Física para a Terceira Idade está na 15ª edição

O ex-diretor da Faculdade de Física, de 1979 a 1999, António Nunes, é também ex-aluno. Aos 80 anos, lembra que começou o curso no Marista Rosário e o concluiu no prédio 10 do Campus, ainda em construção. No início dos anos 1970, os laboratórios não estavam estruturados. “Logo a PUCRS adquiriu equipamentos de ponta, vindos da Alemanha, que permitiram um salto no ensino e estão em uso até hoje”, conta.

Aposentado, Nunes voltou à Universidade para ministrar o curso de extensão Física para a Terceira Idade, criado por ele e que já está na 15ª edição apresentando experimentos lúdicos voltados à física do cotidiano para Curso de Física para a Terceira Idade está na 15ª edição o público a partir de 60 anos.

Pós-graduação interdisciplinar

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática tem um diferencial. Teve sua origem a partir de discussões de um grupo de docentes e pesquisadores das Faculdades de Biociências, Física, Educação, Matemática e Química, envolvidos com questões dessa área. O grupo contava com experiências em vários projetos de pesquisa e desenvolvimento, financiados por importantes agências de fomento. A partir do Comitê de Ensino de Ciências e Matemática na Capes, esses professores viram a possibilidade de criar um mestrado interdisciplinar. Assim, o Programa iniciou suas atividades em março de 2002. Hoje oferece mestrado e doutorado.