Aos 48 anos, Zimmermann está há 30 na carreira de TI

AlumniFOTO: DIVULGAÇÃO/BRADESCO SEGUROS

Pelos caminhos da Tecnologia da Informação

Graduado em Administração, Curt Zimmermann atuou na Alemanha, na Nasa e é diretor de TI e Operações do Grupo Bradesco Seguros

Quando estava no 2º ano do Ensino Médio e a época do vestibular se aproximava, Curt Zimmermann iniciou um curso de informática, no qual aprendeu programação básica. Interessado, fez mais alguns cursos no mesmo ano, em 1980. Conversou com o irmão de um colega que estudava na PUCRS e com o pai de um amigo que atuava na área. Conheceu o ambiente de trabalho de TI e decidiu pela graduação em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas de Informação. Hoje, é diretor de TI e Operações do Grupo Bradesco Seguros.

O primeiro contato com o mundo tecnológico foi por volta de seus 13 anos, com o surgimento dos videogames e computadores no Brasil. “Havia uma revista na qual todo menino adorava fazer a programação de jogos. Minha mãe dizia que informática era profissão do futuro”, lembra. Zimmermann ingressou na PUCRS em 1981 e já no segundo semestre começou a estagiar. “O currículo da Universidade me qualificou para a realização de um intercâmbio, minhas notas me qualificaram para ingressar no mestrado em Harvard e a formação me preparou para ser aprovado no concurso público da Procempa. A PUCRS teve um papel determinante para meu início profissional”, destaca.

A informática proporcionou uma experiência bastante variada em áreas como laticínio, automobilística, financeira, telecomunicações e seguros. Zimmermann atuou em empresas como BRF – Brasil Food, Itaú Unibanco, J.H.Santos, Procempa, Daimler Benz AG, Booz Allen Hamilton e outras. Como diretor de TI e Operações do Grupo Bradesco Seguros, trabalha com inovação na modernização de sistemas, adaptação do negócio a novas tecnologias, atendimento ao cliente com melhoria da satisfação, expansão e olhar para o futuro.

Em 2018, foi reconhecido com os prêmios Profissional de TI no Segmento Seguros, da Informatica Hoje; Executivo de TI, da IT Midia; e Five Star Award Latin American Insurance IT Executive Summit, da Celent & Insurance Innovation Reporter, de Fort Lauderdale (EUA). “Isso é resultado de anos de trabalho em busca das três dimensões: inovar, fazer com que a empresa se beneficie dos investimentos feitos e tirar o melhor dos negócios usando a tecnologia”, avalia.

DIFERENTES DESAFIOS

Aos 48 anos, Zimmermann está há 30 na carreira de TI. Nesse período, encontrou o desafio constante de se atualizar e se provocar diariamente para o uso da tecnologia melhor aplicada a problemas de vida, de negócio, em todas as áreas. Nas décadas de 1980 e 1990, sua agenda era mais voltada à automação como o maior desafio da indústria. Em seguida veio a popularização a informática com os microcomputadores e softwares para uso doméstico.

Depois foi a vez da internet abrir um mundo totalmente novo, que considera uma das grandes mudanças pós revolução industrial. Hoje, a mobilidade pauta os novos desafios. “Os ciclos são cada vez mais curtos e sempre que as empresas entram em uma nova jornada, a dependência da TI traz maiores responsabilidades. Trinta anos depois vejo claramente que a área tem direcionado os negócios, e a tendência é que isso aconteça mais fortemente e de forma mais disruptiva. É a profissão do futuro”, prevê.

ATUAÇÃO INTERNACIONAL

Em 1995, Zimmermann embarcou para um estágio remunerado em um centro de pesquisa da Daimler Benz AG, na Alemanha, onde ficou por um ano e meio. “Trabalhei com coisas que eram iniciantes no Brasil, como redes abertas. Uma delas era a base da internet. Conheci Java, que era o teste piloto da Mercedes, e trabalhei em qualidade de software de monitoramento de satélite”, revela. Um consultor da Universidade de Mariland (EUA) o convidou para participar de um projeto na Nasa por quatro meses, integrando o grupo de pesquisa de um aluno de doutorado. Após retornar ao Brasil, atuou dois anos em consultoria na Booz-allen & Hamilton, empresa que patrocinava MBA no exterior. Assim, em 2000 fez novamente as malas, dessa vez rumo à Harvard, em Cambridge (EUA).

Além da carreira, a área de TI trouxe a Zimmermann uma união que já dura 25 anos, entre namoro e casamento, com Geyza, que conheceu quando trabalhava em Porto Alegre, sua cidade natal. Pai de Julia (12) e Thomas (15), dedica seu tempo livre a viagens em família, cinema e esportes como natação e equitação.