Novidades Acadêmicas

Parceria de peso

PUCRS é sede da Apple Developer Academy

Foto: Bruno Todeschini

Foto: Bruno Todeschini

A PUCRS é a primeira universidade do Rio Grande do Sul a sediar uma das unidades da Apple Developer Academy. O programa da empresa norte-americana oferece gratuitamente aos estudantes formação e treinamento completo sobre o desenvolvimento de aplicativos para o sistema operacional iOS. Promove também o aprimoramento de habilidades para quem deseja empreender na área.

A parceria entre a Universidade e a Apple existe desde 2013, quando foi responsável pela execução do projeto-piloto do Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD), realizado com os cursos da Faculdadede Informática (a partir de dezembro, na Escola Politécnica) e o Instituto Eldorado. O programa busca tornar o Brasil uma referência global em desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, com a formação de alunos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação e Engenharia de Software em metodologias e tecnologias iOS.

Mais de 180 estudantes passaram pelo BEPiD e muitos colocaram no mercado as soluções desenvolvidas. É o caso dos estudantes da PUCRS Bruno Bulso e Fabio Barboza, que venceram o concurso Hackathon Globo, em maio, uma das maiores maratonas hackers do Brasil, e abriram a startup Kobe, instalada no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc).

Público-alvo

O programa é aberto a alunos de cursos de graduação, mestrado e doutorado de qualquer instituição que sejam criativos e desejem ser desenvolvedores especialistas em iOS,  ilustradores ou queiram atuar com design de aplicativos.

INOVAÇÃO NO ENSINO

O programa prioriza a aprendizagem por desafios. “Essa metodologia facilita a colaboração e o engajamento, propondo a solução de problemas do mundo real por meio do desenvolvimento de aplicativos”, detalha o coordenador do BEPiD e professor da Informática Afonso Sales. Outra vantagem é a possibilidade de criar a própria empresa durante a formação acadêmica. O ecossistema de inovação da PUCRS dispõe de um amplo assessoramento para desenvolver startups. “Nesse ambiente, o estudante tem tudo o que precisa para se capacitar, empreender e concretizar o seu negócio”, afirma o gerente de projeto Alan Santos.

Informações:

www.bepid.com.br/poa