Os 40 anos da Informática

Trajetória é marcada pela formação de qualidade, pesquisa, interação e multidisciplinaridade

POR VANESSA MELLO

A necessidade de mão de obra pela crescente demanda do setor produtivo na área de informática, na década de 1970, fez com que se estruturassem cursos de computação pelo País. Foi neste cenário que, em 1974, a PUCRS firmou convênio com a IBM para atender o mercado, resultando na criação do curso de Administração com ênfase em Análise de Sistemas de Informação. Foi o primeiro passo para surgimento da Informática.

A implantação do Instituto de Informática veio em 1977, composto pelos departamentos de Fundamentos de Computação e Computação Aplicada. Além de manter o bacharelado de Administração com ênfase em Análise de Sistemas, o Instituto também ministrava aulas de informática para os cursos de Engenharia, Matemática e Física.

Com uma trajetória de maturidade em ensino, qualidade de pesquisa, interação com a sociedade e multidisciplinaridade, a Faculdade de Informática (Facin) completa 40 anos em 2017. “Hoje temos os quatro bacharelados na área de computação, conforme as diretrizes curriculares do MEC. Nossos cursos de graduação estão bem colocados no Enade e todos têm cinco estrelas no Guia do Estudante. No Ranking de Universidades da Folha de SP 2016, temos a 2ª melhor área de computação entre as privadas do País, e estamos em 2º lugar na colocação geral do RS, entre privadas e públicas”, destaca o diretor Fernando Dotti.

1971

Criação do Instituto de Matemática, com os departamentos de Matemática, Estatística e Informática

Assinatura de convênio da PUCRS com IBM

Proposta de criação do Instituto de Informática

Implantação do Instituto de Informática

Criação da especialização em Análise de Sistemas de Informação

1983

Criação do bacharelado em Ciência da Informática, equivalente hoje ao curso de Ciência da Computação

1984

Inauguração do prédio 30, de ciência e tecnologia, e transferência do Instituto de Informática

Alunos em laboratório no prédio 30

Criação do mestra-do em Ciência da Computação

Início das atividades do mestrado

Recomendação do mestrado pela Capes

Transformação do Instituto de Informática em faculdade de Informática

Criação do bacharelado em Sistemas de Informação

Implantação do bacharelado em Sistemas de Informação

2001

Criação do bacharelado em Engenharia da Computação com a Faculdade de Engenharia

Criação do doutorado em Informática

Mudança para o prédio 32

Criação do bacharelado em Engenharia de Software

Alunos no Diretório Acadêmico da informática

DIPLOMADOS PELO MUNDO

As duas primeiras turmas de formandos, em 1987, contavam com 18 alunos cada. Atualmente, na Facin são 1.157 alunos distribuídos em seus quatro cursos de graduação. Muitos de seus diplomados conquistaram carreira internacional, atuando em empresas como Google, Microsoft, Apple, entre outras e universidades do País e do exterior.

INTERAÇÃO

O maior exemplo é a participação da Faculdade de Informática na construção do Tecnopuc, que gera cerca de 5 mil empregos na área de TI. “Tudo começou com a Dell e a HP, graças ao excelente relacionamento da Facin com essas empresas, que dura mais de 15 anos”, conta Dotti. Hoje, a Facin tem mais de 15 termos de cooperação simultâneos com Motorola, Hewllet-Packard Enterprise, Huawei, Thoughtworks, DB Server, Stefanini, Eldorado e Apple, entre outras.

EXCELÊNCIA

Foi construída a partir da contínua aproximação da interação com a sociedade com desafios da pesquisa, da busca por talentos em diversas áreas para composição do corpo docente do Programa de Pós-Graduação e da incessante busca por excelência. Com um curso de doutorado há mais de 12 anos, nota 5 na Capes, os resultados de pesquisa se tornam cada vez mais sólidos e internacionalizados.

INTERDISCIPLINARIDADE

Hoje há possibilidade de fazer estudos fundamentais da computação junto à matemática; aplicar modelos computacionais em bioinformática; trabalhar com verificação e corretude de conjunto de regras e leis; com processamento da linguagem natural, falada e escrita; com diversas formas de representação do conhecimento.