Candidatos vão realizar duas provas, uma de núcleo comum e outra específica. O curso de Medicina terá três provas

Novidades AcadêmicasFOTO: CAMILA CUNHA

Novo Vestibular de Verão adapta-se às mudanças no Ensino Médio

Provas serão realizadas em dia único e conforme área de interesse dos estudantes

Estar afiado no conteúdo e preparado emocionalmente para concorrer com outros candidatos a uma vaga na graduação desejada, em busca da sonhada profissão. O vestibular é um momento de desafios, que pode ser estressante, especialmente quando as provas se estendem por mais dias. Atenta às necessidades de seus futuros alunos e às mudanças no Ensino Médio – que passa por adequação para itinerários formativos, mantendo carga horária mínima para todas as disciplinas e aprofundamento na área escolhida pelos estudantes – a PUCRS adota um novo modelo de Vestibular de Verão para o processo de 2020, com provas realizadas em dia único e dividas por áreas de interesse.

O Vestibular de Verão será composto por duas provas, uma de núcleo comum, com Português, Redação e Inglês ou Espanhol, e outra por área especifica. Para o curso de Medicina, serão três provas: uma do núcleo comum e duas de núcleo específico (Química, Física, Biologia, Literatura, Geografia e História). “Além do alinhamento com o novo posicionamento do Ensino Médio no EBrasil, a PUCRS torna seu processo seletivo mais acessível, visto que a carga preparatória intensa dos vestibulandos poderá ter ênfase na área escolhida pelo aluno”, explica a diretora de graduação, Adriana Kampff.

A mudança também atende à demanda de vestibulandos de outras cidades. “Optamos por fazer a prova em um domingo para que possam se deslocar com tranquilidade”, comenta a diretora acadêmico-administrativa, Ana Cristina Benso da Silva. A professora reforça que o processo de seleção não mede efetivamente todas as habilidades específicas a uma especialidade. O fato de um conteúdo não estar contemplado na prova não significa que não será trabalhado na formação. “Fazemos uma transformação de prova sem perder qualidade ou poder de qualificação, resultado de um estudo para contemplar as demandas do cenário do Ensino Superior e dos egressos do Ensino Médio”, afirma.

A primeira alteração que a PUCRS promoveu no seu processo seletivo foi em junho de 2017, com o vestibular de inverno em um dia único e número reduzido de áreas testadas. No vestibular de inverno de 2018, implementou apenas prova de Redação (o que se manterá nesta modalidade de meio de ano). Agora, adota a prova por áreas, com Redação, em um dia único para o Vestibular de Verão.

Programe-se para as provas

Candidatos das Escolas de Direito, Negócios, Comunicação, Artes e Design e Humanidades responderão ao núcleo básico e questões de História, Geografia e Literatura. Vestibulandos das Escolas de Ciências da Saúde, Ciências e Politécnica terão questões de núcleo básico, Química, Biologia e Física. Aspirantes ao curso de Medicina responderão à prova completa, com todas as questões do núcleo comum e dos núcleos específicos.

Quando: 27 de outubro de 2019 (domingo)

Duração: 5h30min para Medicina e 4h30min para demais cursos

Modalidade de inscrição: vestibular; nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); ou aliar ambas as opções valendo a pontuação mais alta

Site: http://vestibular.pucrs.br/

Diálogo e melhorias durante o semestre

Avaliação Intermediária de Disciplinas da Graduação promove escuta de estudantes e possibilita mudanças

Na busca constante por melhorias no processo de avaliação, a PUCRS lançou um novo estudo para incentivar o diálogo entre professores e seus alunos: a Avaliação Intermediária de Disciplinas da Graduação. Realizado em abril, o levantamento permitiu aos estudantes um retorno sobre as questões por eles indicadas ainda durante o semestre em que cursam as disciplinas. Foram seis questões que podiam ser respondidas pelo próprio celular ou outro dispositivo móvel. Os itens abordaram satisfação em relação à organização do plano de aula, aos materiais de apoio, à ação de ensino do professor, às formas de avaliação e divulgação de resultados, relacionamento entre colegas de turma e dedicação e empenho do próprio estudante em cada disciplina.

Segundo o coordenador da Comissão Própria de Avalição (CPA), Denizar Melo, o novo instrumento envolve as várias dimensões da sala de aula ao longo do semestre. “A grande novidade é dar retorno para o aluno ainda durante o semestre”, destaca. Após avaliação dos resultados, os docentes debateram em sala de aula as sugestões e necessidades apresentadas, analisando possíveis mudanças. O total de alunos respondentes foi superior a 10 mil, cerca de 65%.

A Avaliação Intermediária de Disciplinas da Graduação não substitui a Avaliação de Disciplinas, realizada ao final de cada período letivo e que está disponível no Portal do Aluno. A pesquisa tradicional permitirá um balanço sobre o novo instrumento implementado no primeiro semestre de 2019.