Iniciação Científica orienta jovens pesquisadores

O programa da PUCRS aproxima estudantes da graduação do universo acadêmico

Definir um objeto de estudo, elaborar hipóteses, compilar dados, identificar padrões e apontar resultados são práticas comumente associadas ao universo acadêmico, que podem fazer parte da experiência de graduação dos estudantes da PUCRS. Com o objetivo de formar e capacitar jovens pesquisadores, a Universidade oferece o Programa de Iniciação Científica (IC), um norteador para quem deseja se aventurar na pesquisa e complementar os aprendizados de sala de aula.

AIC_grafico proposta é trazer a realidade e os desafios do meio científico para a rotina dos alunos, mas com a atenção voltada para a construção de conhecimento. Durante o programa, os participantes da IC recebem orientação de professores e apoio de doutorandos e mestrandos para realizar as tarefas de pesquisa, desde o emprego dos métodos corretos de observação até a formatação de artigos e apresentação em conferências. “O bolsista de iniciação científica é exposto aos métodos e às boas práticas da pesquisa científica. Essa experiência é uma ótima oportunidade para descobrir se esse é o caminho profissional a seguir”, esclarece o professor Júlio César Bicca-Marques, coordenador de IC.

Bolsas de incentivo

Os universitários ingressam no programa com bolsas de incentivo. Os projetos de pesquisa são elaborados pelos professores, que submetem seus planejamentos à coordenadoria do programa para concorrer às bolsas. Essas são concedidas aos estudantes que se identifiquem com o tema. Com o projeto aprovado e a equipe formada, a pesquisa acontece em diferentes ambientes, de acordo com as necessidades de cada estudo.

Atendendo da literatura à geografia, são utilizados espaços como bibliotecas, laboratórios, complexos esportivos e zonas verdes. “As pesquisas são únicas, de modo que é impossível estabelecer um cronograma de atividades comum. Algumas requerem extensa análise bibliográfica, outras demandam horas e horas de observação de fenômenos naturais, por exemplo. Isso garante uma vivência e um aprendizado exclusivo para o aluno”, explica Bicca-Marques.

Salão de IC

Alunos vencedores do salão de iniciação científica de 2018

FOTO: CAMILA CUNHA

Durante esta experiência, os bolsistas ainda têm a oportunidade de participar do Salão de Iniciação Científica e receber retornos de pesquisadores especializados na sua área de atuação. Após a conclusão das pesquisas, os estudantes preparam trabalhos para reportar suas descobertas nesse evento científico. Esse é um momento de valorização dos esforços de pesquisa, avaliando as ações desempenhadas ao longo do processo e conquistando, além da nota, uma possível sugestão de submissão do trabalho para publicação em uma revista especializada.

Além de contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e da agilidade na resolução de problemas, a iniciativa colabora com o fortalecimento de um perfil investigativo nas universidades brasileiras, reconhecendo o protagonismo do País – 13º maior produtor de conteúdo científico no mundo – nesse cenário, e conferindo ao bolsista habilidades essenciais para o mercado de trabalho e para aspirar à uma futura carreira acadêmica.