Novidades Acadêmicas

Conectados à universidade

Rede Alumni oferece benefícios a diplomados

FOTO: BRUNO TODESCHINI/ARQUIVO PUCRS

A época de estudos na Universidade traz boas lembranças para muitas pessoas. São memórias afetivas que remetem ao convívio com os colegas e professores e aos inúmeros conhecimentos adquiridos. Para acompanhar o ex-aluno na trajetória depois da formatura e buscar que ele permaneça conectado ao ambiente acadêmico, a PUCRS lançou a Rede Alumni. A ideia é acolher e oferecer diversos benefícios. A proposta é que o diplomado tenha a PUCRS como parceira tanto na complementação da sua formação acadêmica quanto no desenvolvimento da sua carreira profissional.

A história da Rede Alumni teve início no antigo Programa Diplomados. As redes que reúnem ex-alunos são tradicionais no exterior, em universidades norte-americanas como Stanford, Rice e Harvard. No Brasil, ainda não há essa cultura tão presente. A PUCRS será propositiva no fomento a esta relação de compromisso. Para 2018, está previsto um calendário com reencontros de turma, apoiado pelo programa. Diversas ações de integração dos Alumni às atividades universitárias e ao Campus estão sendo planejadas.

Para ter acesso à rede e aos benefícios que ela dispõe, os diplomados podem fazer o cadastro pelo site www.pucrs.br/alumni, ou pessoalmente na sala 130, do prédio 15, junto à Central de Assuntos Comunitários do Campus. Quem já está cadastrado também pode atualizar os dados no site. Depois de completar o processo, o ex-aluno recebe a carteirinha de identificação PUCRS Alumni.

O que é Alumni?
Palavra em latim, significa “nutridos”, “alimentados”. Na língua portuguesa, é utilizada com o significado de “graduados” ou “bacharéis”. Diplomados de graduação, mestrado, doutorado, MBA e especialização integram a rede de mais de 170 mil profissionais formados na PUCRS.

Matone abriu sua cafeteria na PUCRS

FOTO: BRUNO TODESCHINI/ARQUIVO PUCRS

Empreendendo no Campus

Claudio Matone, diplomado em 2013 em Administração, linha de formação em Empreendedorismo e Sucessão, decidiu abrir o seu próprio negócio no Campus. O sonho de criar um café em um contêiner na PUCRS surgiu ainda durante a graduação, em 2012: “Morei quatro anos em Boston, nos Estados Unidos, e lá tinha o hábito de estudar tomando um café da Starbucks. Entrei na PUCRS e senti falta disso” afirma. Matone ressalta que o projeto teve influência de diversas cafeterias, inclusive da rede norte-americana.

Em 2016, como alumni, concretizou o sonho e abriu o Canal Café, exatamente como e onde planejou. Para isso, teve o apoio de ex-professores e funcionários, dos quais guarda com carinho boas lembranças. Hoje, segue envolvido com o meio acadêmico e encantado com os benefícios dessa troca de conhecimentos: “Eu amo o ambiente universitário. Recebo muitos alunos que fazem projetos aqui, muitas vezes os professores me chamam para falar do café em aulas. Esse envolvimento agrega muito ao Canal”, afirma.

Benefícios de ser Alumni PUCRS

Valores diferenciados para

  • Cursar a segunda graduação (bolsa parcial de 25%);
  • Cursos de especialização* e extensão (desconto de 12%);
  • Cursos de idiomas (desconto de 20%);
  • Serviços do Parque Esportivo (valor de público interno);
  • Estacionamento no Campus (valor de aluno);
  • Acesso ao Museu de Ciências e Tecnologia (meia-entrada).

Alumni também recebem

  • Consultoria de carreira gratuita;
  • Acesso direto à Biblioteca Central e plano especial para retirada de livros.

* A partir da segunda mensalidade nos cursos de especialização, exceto especialidades médicas.

A lista completa de benefícios está disponível em www.pucrs.br/alumni

Lumi cantou na recepção aos calouros

FOTO: CAMILA CUNHA

Entre a música e a Engenharia

O cantor nigeriano Lumi, que em 2016 chegou à final do programa da Rede Globo The Voice Brasil, também é alumni PUCRS. Formado em 2012 no curso de Engenharia Mecânica, veio para a Universidade por meio de uma bolsa de estudos, em uma parceria entre as embaixadas do Brasil e da Nigéria. Em março, retornou à PUCRS, quando cantou na recepção aos calouros: “Me senti em casa”, descreveu, na época.