Opinião

Bem-vindo ao futuro!

Artigo do Reitor da PUCRS sobre as mudanças em 360º

IR. EVILÁZIO TEIXEIRA – Reitor da PUCRS
Foto: Bruno Todeschini

Foto: Bruno Todeschini

A PUCRS se renova e prepara o futuro. Ao longo de 2017, foram inúmeros os reconhecimentos nacionais e internacionais que ratificam a excelência da Universidade em diferentes dimensões. Melhor pós-graduação entre as instituições públicas e privadas segundo a Capes, melhor universidade privada no ranking da Folha de S. Paulo, instituição de ensino mais inovadora (Revista Amanhã), Prêmio Orsalc-Unesco de Responsabilidade Social, dentre outros destaques. Sem dúvida, distinções que só foram alcançadas em razão do comprometimento e competência de todos os membros da comunidade universitária. Ao mesmo tempo, temos consciência de que ainda há muito por fazer. Por isso, a PUCRS se prepara para um salto significativo em sua proposta curricular na graduação e na reformulação dos ambientes de aprendizagem por meio do chamado PUCRS 360º. Além disso, em 2018 teremos transformado 22 unidades acadêmicas em oito Escolas por área do conhecimento, o que trará inúmeros benefícios.

Nossa visão de futuro é a de ser referência internacional em educação superior por meio da inovação e do desenvolvimento social, ambiental, científico, cultural e econômico. Missão e visão devem inspirar as nossas decisões e ações. A Universidade está inserida em um contexto onde a busca pela excelência e sustentabilidade exige uma interação cada vez maior com o  ambiente externo.

“A relevância da universidade deve ser avaliada em termos do ajuste entre o que a sociedade espera das instituições e o que elas realizam de fato.”

Devemos ser flexíveis às mudanças, com senso de oportunidade. A universidade atual vive num contexto de complexidade e incerteza, onde são exigidas novas interfaces com a sociedade. Não se trata apenas de promover a formação de profissionais competentes para o mercado de trabalho, senão, ser a promotora de autêntica excelência humana, pessoal, social e profissional. A relevância da universidade deve ser avaliada em termos do ajuste entre o que a sociedade espera das instituições e o que elas realizam de fato.

Inserida nas questões sociais que envolvem o mundo contemporâneo, a universidade não pode perder o contato com a realidade humana, evitando os extremos. Um deles poderia ser o da “tentação” de um trabalho puramente acadêmico, perdendo-se na selva dos conceitos e abstrações. Outra “tentação” poderia ser a de cair na absorção dos problemas do momento, levando a uma perda de uma visão de conjunto do processo histórico, e a relação da ordem social com a ordem ética e com os valores do espírito.

As universidades estão sendo “cobradas” por uma interação maior com a sociedade. Não podem estar fechadas intramuros. Precisam dialogar constantemente com as empresas, governos e sociedade. Uma instituição inovadora e moderna deve ser protagonista no processo de desenvolvimento de seu País.

A educação superior necessita reforçar suas atividades extensivas à sociedade, voltadas para a eliminação da pobreza, intolerância, violência, analfabetismo, fome, deterioração do meio ambiente e enfermidades. De modo especial, a Universidade, por meio de uma perspectiva inter e transdisciplinar, deve almejar a criação de uma nova sociedade não violenta e não opressiva, constituída de pessoas altamente motivadas e íntegras, inspiradas pelo amor à humanidade e guiadas pela busca da sabedoria.

“A educação superior necessita reforçar suas atividades extensivas à sociedade,  voltadas para a eliminação da pobreza, intolerância, violência, analfabetismo, fome, deterioração do meio ambiente e enfermidades.”

Trata-se, portanto, do compromisso com a formação de profissionais tecnicamente qualificados e também comprometidos com a cidadania, corresponsáveis pelos destinos humanos, especialmente dos mais pobres e relegados. Defender e promover os direitos humanos nos impulsiona a ações decididas e corajosas na construção da Casa Comum. Cabe a cada um de nós e à Universidade, enquanto instituição de ensino superior, criar e fortalecer comunidades com pessoas que se comprometam na construção de uma solidariedade sempre mais efetiva por meio do respeito à vida e a tudo que é humano.

Na sua busca humanista, por meio do legado da centralidade da pessoa e da sua formação, como vetor central de desenvolvimento e inovação, a PUCRS deve ser sempre e cada vez o lugar onde se ventilam questões fundamentais que tocam a pessoa e a comunidade,  entendendo-se que, hoje, comunidade é o local e o global.