Antecipando o mestrado e o doutorado

Alunos de graduação podem cursar disciplinas de pós

O Programa de Integração da Graduação com a Pós-Graduação (G-PG) permite que os estudantes se aproximem da ciência, conheçam pesquisadores de renome nacional e internacional e ampliem conhecimentos e possibilidades, ao cursarem disciplinas de pós durante a graduação. O diretor de Pós-Graduação, Christian Kristensen, afirma que a iniciativa é pensada para quem tem interesse em seguir carreira acadêmica ou mesmo aprofundar a sua formação. Para a decisão, recomenda que conversem com algum docente, alinhando a disciplina escolhida ao percurso que imaginam para seu plano de carreira.

O professor Thadeu Weber, dos programas de pós em Filosofia e Direito, destaca que, com a iniciativa, “identificamos, motivamos e preparamos alunos para a pós-graduação”. Conta que houve reflexos até na escolha do tema de Trabalho de Conclusão de Curso de graduação. “Esses estudantes trouxeram para os debates desafios que pensam enfrentar no exercício da profissão e encontraram reflexões de quem já atua. Eles têm sido muito participativos no sentido de procurar respostas para certas expectativas em outro nível de abordagem e discussão.”

A presença de alunos de graduação, na visão da professora Carolina Lisboa, do PPG em Psicologia, é “surpreendentemente positiva”. Diz que eles buscaram ativamente artigos e trouxeram críticas profundas e embasadas. “O contexto da aula recebe questionamentos diferentes, todos ganham em motivação e cooperam.”

Adrielle faz disciplinas em Engenharia e Tecnologia de Materiais

FOTO: CAMILA CUNHA

Adrielle Dewes, que estuda Física, faz duas disciplinas no PPG em Engenharia e Tecnologia de Materiais. Formada pelo bacharelado, cursa agora a licenciatura e atua no Centro Interdisciplinar de Nanociência e Micronanotecnologia via extensão. Tem o mestrado no horizonte e quer se habituar com essa dinâmica. “Conheci pessoas com diferentes projetos, e é muito legal ver as diversas aplicações de um mesmo conjunto de conteúdos.”

A iniciativa começou em 2011. Até o ano passado, foram 11 matriculados. Havia a exigência de 75% do curso concluído, e o valor equivalia ao de aluno especial. Agora o estudante paga o total do crédito da graduação. Com as mudanças, somente em 2018, foram 24 interessados e, em 2019/2, 35. O PPG em Ciência da Computação atrai o maior número neste semestre: 10 de vários cursos. Os inscritos são em maioria de Psicologia (8). Curiosamente, apenas dois desses alunos optaram pelo PPG na área. Eles se dividiram também em Medicina e Ciências da Saúde (2), Serviço Social (2), Biologia Celular e Molecular (1) e Pediatria (1).

Informações:

www.pucrs.br/gpg