PerfilFoto: Bruno Todeschini

Agilidade e estratégia na gestão

Ir. Manuir Mentges se vê como um articulador à frente da Pró-Reitoria de Graduação

Ao falar sobre a nova função de pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir Mentges resume suas características de gestor com um exemplo. Certa vez, ao discutir sobre laboratórios, em vez de chamar o decano para o seu gabinete, fez a reunião no próprio espaço da Escola para ver de perto a demanda e entender a necessidade de investimento. O mais jovem a assumir o desafio, aos 34 anos, confia no qualificado quadro de professores e técnicos administrativos e se percebe como um articulador. “O meu papel é colaborar para o  desenvolvimento de líderes – diretores da Pró-Reitoria, decanos, coordenadores de curso – e que isso gere uma sinergia para qualificar as formas de fazer e encurtar os caminhos, com foco nas grandes estratégias”, enfatiza. “Busco ser pró-ativo quanto aos encaminhamentos e às decisões”, complementa.

Depois de um ano como assessor da Reitoria e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, refletiu muito sobre o convite. Já tinha familiaridade com a PUCRS como aluno (fez toda a formação na Universidade) e integrante do Conselho de Administração da mantenedora. Assume com a missão de liderar o recém-lançado movimento PUCRS 360°, que visa à transformação da Instituição desde o modelo de ensino até os ambientes do Campus. Outra mudança em curso é a reconfiguração em oito Escolas, substituindo as Faculdades. “Que esse processo possa impactar na qualidade da sala de aula e nos diferentes espaços de aprendizagem que o Campus oferece ao estudante”, projeta.

CARISMA MARISTA

O pró-reitor recorre à identidade marista para inspirar o momento que vive a Universidade, que busca responder às necessidades de cada época. Lembra que um dos maiores desafios na França pós-revolução era a educação e Marcelino Champagnat criou o Instituto Marista há dois séculos. “A PUCRS chega aos 70 anos porque teve a ousadia e a coragem de tomar as decisões no seu tempo. Estamos agora refletindo sobre as principais dimensões que envolvem o estudante, os ambientes ocupados por ele, o currículo que vai direcionar o perfil de profissional desejado e as metodologias e estratégias dos professores para alcançá-lo.”

Ir. Manuir conheceu os maristas na cidade natal de Campina das Missões, distante 532 quilômetros de Porto Alegre, e logo se impressionou com seus projetos visando a um mundo melhor. Ainda no Ensino Médio, participou de formação no Colégio Marista Santo Ângelo. Depois de dois anos integrando um programa para ingressar na Universidade Federal de Santa Maria, onde pretendia cursar Geografia, mudou os planos e resolveu fazer uma experiência com os maristas. Professou os primeiros votos em 2005. De uma família de agricultores católicos, recebeu apoio na sua opção.

Licenciado e bacharel em Filosofia, foi se direcionando para a área da educação. Fez especialização em Gestão da Educação, mestrado em Educação, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão de Projetos e, atualmente, é doutorando em Educação (todos pela PUCRS). Concluiu ainda Teologia e Pastoral no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo.

Durante o curso de Filosofia, lecionava no Colégio Marista Graças, em Viamão. Até 2009, coordenou grupos de Pastoral Juvenil, assumindo posteriormente as primeiras etapas de formação. Depois de formado, no ano seguinte, se tornou diretor do Colégio Marista Vettorello, em Porto Alegre. Aos 27 anos, retornou ao Graças, que tem quase mil alunos, como diretor. “A mesma idade de Champagnat ao fundar o Instituto Marista”, faz questão de destacar.

“A PUCRS chega aos 70 anos porque teve a ousadia e a coragem de tomar as decisões no seu tempo. Que esse processo de movimento PUCRS 360º possa impactar na qualidade da sala de aula e nos diferentes espaços de aprendizagem.”

Após concluir o mestrado, assumiu como gerente educacional dos Colégios da Rede Marista. Sua dissertação abordou a formação de gestores à luz do Projeto Educativo do Brasil Marista. Contribuiu para a elaboração desse documento e outras diretrizes da educação básica como membro da Comissão de Educação Básica do Brasil Marista (Umbrasil), até 2017. Foi ainda um dos dois representantes do Brasil na Subcomissão Interamericana Marista de Educação, responsável por refletir sobre a educação marista na América. Um dos resultados desse grupo foi um curso de formação de gestores, além de intercâmbios de educadores e estudantes.

GESTÃO DO TEMPO

Trabalha rodeado por livros devidamente catalogados, a maioria sobre educação, gestão e inovação. Nas horas de folga, gosta de assistir a videoaulas sobre esses temas. Também não dispensa uma série, quando costuma unir o útil ao agradável: escolhe enredos que o distraiam e discutam situações atuais. Cita The Crown, 13 Reasons Why e Black Mirror.

Visita os pais algumas vezes por ano. Torcedor do Grêmio, nasceu no dia em que o time foi campeão do mundo. Gosta de jogar futebol (é atacante) e também caminhar, ler e estudar. Tem momentos diários de espiritualidade. “A oração e a meditação me ajudam a viver com sabedoria, tomar decisões evitando ser precipitado e buscar harmonia com a natureza, os outros e Deus.” Recomenda que as pessoas se deem períodos de silêncio. “A gente é bombardeado o tempo todo por WhatsApp, e-mail. Tem a sensação de que está atrasado. Inclusive, fiz um curso de gestão do tempo, para separar o que é urgente, importante e circunstancial.”