Maristas em Rede

200 anos de história

Maristas promovem ações para celebrar o seu Bicentenário

L’Hérmitage, na França, é um símbolo marista e da determinação de Champagnat

FOTO: DIVULGAÇÃO

Sensibilizado pela situação das crianças sem acesso à educação em meio ao cenário da França pós–revolução, um jovem padre francês resolveu agir. São Marcelino Champagnat dedicou sua vida à causa, fundando, aos 27 anos, uma instituição voltada à educação de crianças e jovens. A ideia de criar uma Sociedade, sob a proteção de Maria, com a proposta de evangelizar pelo ensino, surgiu durante sua formação em um Seminário em Lyon. A atuação marista teve início oficial em 2 de janeiro de 1817.

A principal motivação de Champagnat ocorrera pouco tempo antes, em outubro de 1816, durante uma visita ao leito de morte de Jean-Baptiste Montagne, de 16 anos. Ao conversar com o jovem sobre Deus, descobriu que ele nem mesmo sabia de quem se tratava. A falta de conhecimento de Montagne incentivou o padre a colocar sua ideia em prática.

Champagnat morreu em 1840. Havia formado 280 Irmãos e fundado 48 escolas, beneficiando cerca de 7 mil alunos. Assim, a missão se espalhou rapidamente pelo mundo, migrando da França para Europa, África e América. Hoje, está presente em mais de 80 países. Os maristas chegaram ao Brasil por Minas Gerais, em 1897. Três anos depois, vieram da França para o RS, em Bom Princípio, a pedido de colonos alemães que queriam dar aos filhos uma boa educação. Em 1903, outro grupo de Irmãos foi para Belém do Pará, levando o trabalho pela região Norte. Todos os estados brasileiros contam com alguma obra marista – desde escolas e universidades até unidades de assistência social e trabalhos de missões –, concentrando mais de 40% da sua atuação.

Para o Ir. Arlindo Corrent, assessor da Pró-Reitoria de Administração e Finanças da PUCRS, com 63 anos de vida religiosa, o motivo pelo qual o Instituto Marista permanece forte em todo o mundo é a fidelidade aos ideais de Champagnat. “O Instituto sempre se manteve fiel ao carisma, isto é, a esses ideais. Utilizamos a sala de aula, mas o objetivo maior é evangelizar, tornando Jesus conhecido e amado.”

Ações para comemorar

No dia 2 de janeiro de 2017, completaram-se 200 anos de história. Todo o ano está sendo celebra-tivo. À maneira de cada lugar, festejos e peregrinações acontecem ao redor do mundo. O projeto Maristas em Rede propõe 200 ações para comemorar os 200 anos. Irmãos, profissionais, estudantes, família e sociedade estão engajados na realização de ações sociais relacionadas à educação, cidadania, direitos humanos, arte e cultura, esporte, espiritualidade, sustentabilidade e inovação. As iniciativas estão reunidas no site maristas.org.br/emrede e toda a comunidade está convidada a contribuir.

Além disso, duas peregrinações, denominadas Caminhos de Champagnat, partirão de Porto Alegre para a França, percorrendo os locais mais marcantes da história marista. Dentre eles estão Roma, Paris, Lyon e L’Hermitage. A primeira viagem ocorre em julho.

João da Luz fará peregrinação aos locais onde Champagnat viveu

FOTO: BRUNO TODESCHINI

De volta ao início

João Paulo Spadari da Luz, 20 anos, está no 3º semestre de Psicologia e integra o grupo da primeira peregrinação. Resolveu se inscrever depois de estudar o livro A Mística da PJM, trabalhado em encontros de Pastoral Juvenil Marista. “Ele fala sobre os locais por onde Champagnat passou e a mística que eles trazem. Meu interesse foi experienciar como ele se sentiu em cada lugar”, explica. Ele destaca a casa de L’Hérmitage, “pela perspectiva de ser algo que Champagnat lutou muito para construir. Todos diziam que era difícil, mas ele foi lá e fez”.

A relação de Spadari com a história marista começou no Ensino Médio, no Colégio Marista Champagnat. “Percebi a maneira com que os Irmãos enxergam o jovem, como são acolhedores e empáticos”, relembra. O estudante também é voluntário e participa do Grupo Universitário Marista.

Ultimamente, ele vem considerando optar pela vida consagrada. “A viagem fará parte deste processo de discernimento na minha vida. Posso vivenciar o carisma como leigo, mas também penso nesta outra possibilidade”, conclui.

Maristas no Brasil

• 3 Províncias
  • 97 unidades de educação básica
  • 35 unidades de assistência social