03/04/2020 - 17h03

Covid-19: serviço de Cardiologia do HSL segue acompanhando pacientes

Enquanto o coronavírus tem mobilizado a saúde em todo o país, as demais enfermidades que atingem a população seguem precisando de atendimento. Dessa forma, o Hospital São Lucas da PUCRS recentemente foi referenciado pela rede de saúde de Porto Alegre para atendimentos de média e alta gravidade, como os da Cardiologia. Com essa definição, os pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS com doenças crônicas e de alto risco estão sendo direcionados pela Secretaria Municipal de Saúde para a instituição.

A Medicina Cardiovascular do HSL permanece prezando pela excelência no acompanhamento de quem possui doenças cardíacas e vasculares. Assim, pacientes com problemas estáveis e de menor gravidade, tiveram suas revisões e exames postergados. Entretanto, pacientes com condições de difícil controle, com instabiliadade ou agravemento dos sintomas devem seguir o tratamento, alerta o Chefe do Serviço de Cardiologia do HSL, Dr. Paulo Caramori. Entre as medidas preventivas contra o covid-19, estão previstos fluxos diferentes de circulação de pessoas e equipes em contato com casos suspeitos ou confirmados da infecção, de forma que não compartilhem os mesmos ambientes. Além disso, foram adotados novos protocolos específicos para cada situação.

Outra conduta fundamental é a de não interromper o uso de medicamentos, particularmente nesse período em que os cardíacos, assim como os idosos, fazem parte do grupo de risco. “Diversas sociedades internacionais chamam atenção para que o medo do coronavírus possa reduzir os cuidados individuais, ou a busca de ajuda especializada, possibilitando aumento nas mortes por doença cardiovascular”, destaca Caramori.

Vocação para média e alta gravidade

As doenças cardiovasculares dividem com o câncer a posição de principais causas de óbitos no Brasil e no nosso estado. Consideradas “doenças silenciosas”, a hipertensão e o aumento no colesterol, junto com diabetes, obesidade e tabagismo atingem grande parte da população, sobretudo adulta e idosa. O HSL possui tradição nessas áreas, e destaca-se por possuir, no seu corpo médico, especialistas e pesquisadores reconhecidos internacionalmente. Com o rápido processo de envelhecimento da população, ainda mais acelerado no Sul do país, a adaptação do sistema de saúde para essas necessidades tem se tornado urgente. Atendendo a essa realidade, o Hospital tem atualizado a oferta de serviços como resposta ao novo perfil demográfico, socioeconômico e epidemiológico da população.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias