Reabilitação neurofuncional

  • Atendimento: convênios e particular

O Centro de Reabilitação oferece atendimento aos portadores de lesão encefálica e medular como Acidente Vascular Encefálico (derrame), Lesão Hipóxica-isquêmica (paralisia cerebral), esclerose Múltipla, HTLV, Guillain-Barré, Lesões Medulares, Doença de Parkinson, Tumores Cerebrais, Síndromes Neurológicas, entre outros. O objetivo da reabilitação neurofuncional é facilitar o retorno do indivíduo às atividades de vida diária readaptando sua funcionalidade e oferecer um suporte técnico aos familiares em relação aos manuseios e cuidados com esse indivíduo.

Estrutura

Oferece uma ampla área voltada à Reabilitação Neurofuncional do adulto e da criança equipada com equipamentos especializados que auxiliam o fisioterapeuta na reabilitação funcional dos clientes. Para a reabilitação neuroinfantil, disponibiliza dois espaços reservados para o atendimento das crianças, onde o trabalho desenvolvido pelo fisioterapeuta pode ser observado pelos pais através de um vidro espelhado.

Um desses espaços é direcionado às crianças hipoativas sendo equipado com brinquedos que facilitam o aspecto excitatório do sistema nervoso através de estímulos visuais e sonoros além dos oferecidos.

O segundo espaço é dedicado ao relaxamento das crianças onde são utilizados estímulos visuais e sonoros que favorecem a inibição de algumas funções indesejadas como, por exemplo, a hiperreflexia. A Reabilitação Neurofuncional pode ser complementada, quando necessário, com recursos físicos (como eletroestimulação) e por meio de um programa Hidroterapia.

Objetivo

Proporcionar a melhora do gesto funcional através do ganho de força do treino do equilíbrio, da manutenção e do ganho da mobilidade articular e da estimulação proprioceptiva, incentivando a plasticidade neuronal.

Programa de Reabilitação

O programa de reabilitação neurofuncional deve respeitar a individualidade do paciente, a patologia e, consequentemente, os problemas resultantes desta condição. Para iniciar o tratamento fisioterapêutico, é necessário que o paciente seja submetido a uma avaliação do médico fisiatra ou fisioterapeuta.