Apresentação

F2005010003002(marcos_colombo)(907x1355)(tinypng)O Centro de Reabilitação da PUCRS é um espaço de assistência integrada ao processo de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. A partir da implementação do Curso de Fisioterapia em 2000/2, e atendendo às exigências do MEC para cursos de graduação em Fisioterapia, surgiu a necessidade da criação do Centro de Reabilitação. Tendo em vista que a formação dos profissionais de saúde, regulamentada pelas Leis de Diretrizes Bases da Educação, deve articular-se às políticas de saúde nacionais, o planejamento e a implantação deste espaço assistencial atende a pressupostos organizacionais desta legislação.

Fundamentadas na proposição da atenção à saúde da pessoa como um todo, as ações programáticas do Centro de Reabilitação são interdisciplinares. A assistência, nesta visão, estará integrada aos programas de ensino em nível de graduação e pós-graduação da Escola de Ciências da Saúde e demais unidades universitárias, à geração de conhecimento e tecnologias através da pesquisa e aos programas de extensão universitária. Propõe diferenciado suporte de atenção à saúde e do cuidado à pessoa e sua família.

Conta com profissionais especializados, infraestrutura ampla e tecnologia moderna para atender diferentes áreas da reabilitação, prevenção e promoção da saúde.

Objetivos

• Desenvolver assistência por meio de ações interdisciplinares, envolvendo os diferentes profissionais da área da saúde;
  • Desenvolver assistência fisioterapêutica à comunidade em geral, através de convênios de saúde;
  • Promover a integração das atividades de prática assistida, dos estágios de graduação e da pós-graduação da Escola de Ciências da Saúde;
  • Contribuir com a produção de conhecimentos e novas tecnologias.