Laboratório de Sistemas Fluídotérmicos - LASFT

O Laboratório de Sistemas Fluidotérmicos é um espaço dedicado ao ensino e à pesquisa nas áreas de escoamento de Fluidos e transferência de Calor.

Como o espaço contribui para a formação dos alunos?
As atividades desenvolvidas no laboratório pelos estudantes permitem uma vivência próxima da realidade industrial fazendo com que as questões teóricas sejam aplicadas e estudadas em equipamentos em escala real. Muitos dos experimentos, totalmente controlados e instrumentados, possuem aquisição online de dados através de tablets possibilitando aos estudantes o tratamento dos dados e entendimento dos conceitos de forma integrada.

As áreas de abrangência deste laboratório são mecânica dos fluidos e transferência de calor, atendendo disciplinas de graduação (Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Ciências Aeronáuticas) e pós-graduação na execução de atividades experimentais que envolvam escoamento de fluidos. Além do atendimento às atividades práticas das disciplinas, auxilia na execução de experimentos necessários para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso.

O LASFT conta com bancadas para os seguintes experimentos:

• Número de Reynolds;
  • Tempo de descarregamento de um tanque;
  • Visualização de escoamento;
  • Curvas de bombas (em série e paralelo);
  • Potência de turbina;
  • Túneis de vento dotados de Pitot móvel para obtenção de perfis de velocidade;
  • Perda carga distribuída e localizada;
  • Trocadores de calor;
  • Transferência de calor radial e axial.
  • Experimento com Tubo de Venturi

Muitos dos experimentos possuem aquisição online de dados experimentais através de tablets possibilitando aos estudantes o tratamento dos dados e entendimento dos conceitos de forma integrada. Conta ainda com uma sala de aula climatizada, com suporte audiovisual, para discussões sobre as práticas realizadas e aulas teóricas necessárias.

Coordenação: Profa. Gerti Weber Brun
Técnico do Laboratório: Gabriel Cirilo da Silva Simioni