Laboratório de Sistemas e Processos Industriais – LASPI

O Laboratório atende aos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica, visando o amplo conhecimento nas áreas de sistemas e processos industriais, bem como no desenvolvimento de pesquisas. Especificamente no ensino, atende as disciplinas de Automação Industrial, Tópicos Especiais I, Controle e Instrumentação, Controle Hidráulico e Pneumático e Automação.

O laboratório dispõe de uma infraestrutura capaz de proporcionar ao aluno a completa simulação de processos que o mesmo encontrará quando formado, podendo para cada área de atuação, como química, controle, automação e mecânica, trabalhar o processo desde seu projeto, passando pela elaboração, criação, parametrização, instrumentação, confecção, automação, controle, atuação, análise de resultados, performance, qualidade, produtividade e manutenção, podendo assim obter um entendimento do processo como um todo.

Apresenta-se em 3 áreas distintas:

• Sala do técnico e almoxarifado,
  • Área de Automação e sistemas hidráulicos e pneumáticos, e
  • Área de processos industriais.

O laboratório dispõe de:

• 8 bancadas de sistemas eletro-pneumáticos;
  • 8 bancadas de controle PLC’s industriais;
  • 3 bancadas de sistemas hidráulicos;
  • 1 maletas PLC’s industriais móveis juntamente com diversos mini processos industriais para simulação didática;
  • 3 plantas de treinamento Armfield: duas plantas analógicas, sendo que uma permite controle de pressão e vazão de ar comprimido e outra controle de nível e vazão em circuito fechado de água no estado líquido, modelo PCT10;
  • 1 planta com supervisório Armfield modelo PCT23 que permite o estudo de controle de vazão, temperatura e de nível, além de treinamento em estratégias de controle em cascata,
  • 1 planta com supervisório que permite controle de pressão, vazão, nível, temperatura, concentração, pH, e visualização de estratégias de controle em cascata, razão, intertravamentos (modelo PCT40),
  • 1 Bancada de Processo visando a instrumentação.

O laboratório ainda dispõe dos seguintes software distinguidos por áreas de atuação. Controle: versão de software MATLAB e Arduino, que é usado para aquisição de dados e eventual simulação. Automação: Studio 5000 Lite Edition Software, Studio 5000 Mini Edition Software, Studio 5000 Desing and Config sfw , RSLogix 5000 Mini Edition EM, FT View Station SE15 Display Lic sfw , FT View studio SE for FT View Ent EM sfw, FT View studio For Machine Ed, Rslinx Classis. Controle Hidráulico Pneumático: Zelio soft. Processos: Armfield PCT42-306 Process Control Accessory, Armfield PCT43 Process Control Accessory, Armfield PCT42 Process Control Accessory.

Também conta com um projetor multimídia para colocar em uma tela maior a visualização de dados dos supervisórios.

O laboratório também dispõe de componentes e acessórios como:

• bomba hidráulica, Botoeira elétrica,
  • Botoeira pneumática,
  • Controladores Lógicos Programaveis (CLP),
  • Conjunto de relés, Fonte de alimentação DC,
  • Gerador de funções,
  • Interface Homem-Máquina (IHM),
  • Inversor de frequência, Motor de indução,
  • Multímetro digital,
  • Osciloscópio Digital,
  • Processo de controle proporcional de flow,
  • Esteira seletora, Célula de carga,
  • Diversos componentes pneumáticos,
  • Diversos componentes elétricos.

Leia as Normas de uso do laboratório

• O aluno deve manter-se na sua respectiva bancada durante todo o semestre, não podendo realizar as praticas em outra bancada.
  • O material retirado pela bancada é unicamente da sua bancada não podendo ser emprestado e é de responsabilidade dos integrantes da bancada (sujeito a penalidades se algo não for devolvido ao final da aula nas mesmas formas que retirado).
  • Se necessitar algo a mais do que o que está kit, retire no guichê, não pegue de outra bancada.

Coordenação: Prof. Dr. Rubem da Cunha Reis
CNPq – Lattes