Laboratório de Áudio e Fonética Acústica - LAFA

A criação do Laboratório de Áudio e Fonética Acústica (LAFA) é o resultado da parceria entre as faculdades de Letras (Escola de Humanidades) e de Engenharia (Escola Politécnica) da PUCRS.

Caracterizado por ser um espaço interdisciplinar voltado à pesquisa em processamento de áudio e fonética acústica, originário do Grupo de Pesquisa em Processamento de Áudio e Fonética Acústica (GEPAFA) criado em 2006, o LAFA tem se ocupado de investigações que integram diferentes áreas do conhecimento, com resultados aplicados à área forense.

O Laboratório de Áudio e Fonética Acústica (LAFA) tem como áreas de interesse as que abarcam questões relativas ao processamento digital de sinais e à acústica da fala, entre elas:

  • Restauração de sinais degradados
  • Análise fonética acústica
  • Uso da análise linguística na Comparação Forense de Locutores
  • Reconhecimento automático de locutor e de fala
  • Análise acústica de ambientes
  • Aplicações de Processamento Digital de Sinais

Projetos de pesquisa em andamento:

Machine Learning na Comparação Forense de Locutor

Data de início: 2020

Resumo:

Este projeto, a partir de uma abordagem multidisciplinar, que envolve a Linguística, a Estatística e o Processamento de Áudio e Fonética Acústica, objetiva a construção de um algoritmo automático de reconhecimento de voz/fala em software livre com acurácia suficiente para embasar a tomada de decisão na tarefa de Comparação de Locutor realizada no âmbito da perícia forense em áudio. Serão consideradas para a composição e testagem do modelo amostras de fala de adultos, de todos os gêneros, provenientes de entrevistas de experiência pessoal obtidas em bancos de dados. Desse modo, pretende-se que o presente estudo contribua para o aprimoramento da execução da tarefa pericial mencionada via a exploração das possibilidades de aplicação da estatística inferencial na interpretação de resultados de confronto acústico e de extração de medidas. Este projeto compõe o estudo Procedimentos de Extração de Propriedades de voz/fala em Registros de Áudio, coordenado por Filipe Jaeger Zaballa, e é desenvolvido pela equipe de pesquisadores que compõe o LAFA (Laboratório de Áudio e Fonética Acústica) da Escola Politécnica da PUCRS.

 

Projetos de pesquisa concluídos:

Projeto Gêmeos – 1ª Etapa

Comparação forense de locutor: Análise do método combinado.

Data de início: 2014

Resumo:

Este projeto tem por tema a perícia de Comparação de Locutor, que prevê a análise contrastiva de elementos de uma amostra de fala produzida por locutor desconhecido (amostra questionada – AQ) com os constantes em uma amostra produzida por locutor de identidade sabida (padrão – AP). No estudo, pretendeu-se verificar a eficiência do intitulado Método Combinado (exame percepto-auditivo e acústico), comparando propriedades de voz/fala de três indivíduos adultos jovens do sexo masculino, sendo dois deles irmãos gêmeos (AP1 e AP2) e o outro um distrator (AP3). Um pesquisador não encarregado da realização do confronto das amostras confeccionou a AQ com um dos gêmeos e, posteriormente, a AP dos três suspeitos da autoria da AQ. O objetivo específico foi averiguar se a sensibilidade do método aplicado na tarefa de Comparação de Locutor é suficiente em contextos envolvendo irmãos gêmeos (de convívio/intercâmbio relacional acentuado e consequente exposição linguística similar). Os resultados obtidos com o confronto das amostras permitiram a segura exclusão do indivíduo distrator e, devido a elementos técnicos especialmente de natureza suprassegmental e de adaptação miofuncional oral, a conclusão positivo procedente no que se refere ao gêmeo autor da AQ.

BRESCANCINI, C. R.; GONÇALVES, C. O peso da evidência sociofonética na perícia de Comparação de Locutor. In: Análise Fonético-Forense em tarefa de comparação de locutor.1a ed. Campinas: Millennium, 2019, p.67-87.

BRESCANCINI, C. R.; GONÇALVES, C. S.; FERNANDES, D.; CAMPOS, J.; BIASIBETTI, A.P.C.S.; SILVA, F.B.; PINTO, M.O. Sobre o potencial discriminante das propriedades de voz e fala na tarefa de Comparação de Locutores. Revista da ANPOLL, v.42, p.12 – 27, 2017.

BRESCANCINI, C. R. Sobre o potencial discriminante das propriedades de voz e fala na tarefa de comparação de locutores: um estudo de caso. Revista da ANPOLL, v.1, n.42, 2017. (DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i42.975)

PINTO, M. O. Índice de variabilidade: um critério de avaliação de parâmetros acústicos de vogais orais e consoantes nasais como elemento para a perícia de comparação de locutores. Tese de Doutorado. Porto Alegre: PUCRS, 2017.

GONÇALVES, C. S. Taxa de elocução e taxa de articulação em corpus utilizado na perícia de Comparação de Locutores, Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 52, n. 1, p. 15-25, jan-mar 2017.

GONÇALVES, C. S.; PETRY, T. Comparação forense de locutores no âmbito da perícia oficial dos estados In: Identificação de falantes: uma introdução à fonoaudiologia forense.1 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2015, p. 241-264.

DA SILVA, M. F.; FERNANDES, D.; DE CASTRO, M. C. F. Fonética Forense: o uso da fusão de escores para verificação de locutor independente de texto. Revista Brasileira de Criminalística, v. 4, p. 33-37, 2015.

GONÇALVES, C. S.; BRESCANCINI, C. R. Verificação forense da taxa de elocução em fala casual e espontânea do português brasileiro. In: Verificação estilística: reflexões teórico metodológicas e propostas de análise. 1ed. Florianópolis: Insular, 2014, v. 3, p. 303-321.

GONÇALVES, C. S.; BRESCANCINI, C. R. Considerações sobre o papel da sociofonética na comparação forense de locutores, Language and Law / Linguagem e Direito, vol. 1, n. 2, 2014, p. 67-87.

GONÇALVES, C. S. Taxa de elocução e de articulação em corpus forense do português brasileiro. Tese de Doutorado. Porto Alegre: PUCRS, 2013.

Instituto Nacional de Criminalística (INC)/Polícia Federal

Docência na Capacitação Nacional para Peritos Criminais em Fonética Forense (CNPCFF), nas disciplinas de Fonética e Fonologia do português Brasileiro, Tópicos Avançados/Especiais em Comparação de Locutor e Sociofonética

Seção de Perícias em Áudio e Imagens (SEPAI)/Instituto-Geral de Perícias (SSP/RS)

Compartilhamento de pesquisadores e casuística em Perícias em Registros de Áudio

Pesquisadores

Prof. Dr. Dênis Fernandes
(Engenheiro Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica e Doutor em Computação)
[email protected]
CNPq – Lattes

 

Profª. Drª. Claudia Regina Brescancini
(Licenciada e Bacharel em Letras, Doutora em Linguística)
[email protected].br
CNPq – Lattes

 

Prof. Me. Filipe Jaeger Zaballa
(Bacharel em Estatística e Mestre em Estatística)
[email protected]
CNPq – Lattes

 

Cintia Schivinscki Gonçalves
(Perita Criminal – IGP/RS, Fonoaudióloga, Doutora em Linguística)
[email protected]
CNPq – Lattes

 

Márcio Oppliger Pinto (in memorian)
(Perito Criminal – IGP/RS, Fonoaudiólogo, Doutor em Linguística)
[email protected]
CNPq – Lattes

 

O LAFA fica no Prédio 30, 2º andat, Bloco A, Sala 221
Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre/RS

Contato: (51) 3320.3662 e 3320.3525