Exame de Qualificação – Angelo Abel Machado Pereira Henrique

COMPORTAMENTO DE FILMES SECOS DE TINTAS ACRÍLICAS À BASE D´ÁGUA EM CONDIÇÕES DE INCÊNDIO

23/09/2020 - 15h15

Exame de Qualificação para Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

Aluno: Angelo Abel Machado Pereira Henrique

Orientadora: Berenice Anina Dedavid

Banca examinadora: Dr. Abrahão Bernardo Rohden, da Fundação Universidade Regional de Blumenau, Dra. Suzana Frighetto Ferrarini, Unidade São Francisco de Paula, da UERGS e Dra. Rosane Angélica Ligabue, do PGETEMA, da PUCRS.

Data: 24/9/20

Local: Plataforma Zoom (ID 912 7973 9025 e senha 488132)

Resumo: A crescente disponibilidade de novos materiais poliméricos para acabamentos e revestimentos usados na construção civil, muito deles inflamáveis, tem impulsionado as pesquisas para aprimorar os protocolos de testes destes produtos, visando a prevenção de incêndio. O material polimérico mais comumente utilizado em revestimentos é a tinta. Para investigar o comportamento de filmes de tintas acrílicos a base d’água, secos, em situação de incêndio, foram realizados testes de inflamabilidade pelas normas UL94/2001 e NBR 14892/2002 com o objetivo de qualificar e quantificar o comportamento de filmes secos de tinta acrílica a base d’água em condição de incêndio. Para tal, foram realizados testes em um forno desenvolvido para capturar os produtos gerados durante o aquecimento até a queima dos filmes de tinta, análise termogravimétrica (TGA), e cromatografia a gás (CG) para avaliar a degradação dos filmes de tinta, durante o aquecimento até a combustão. As informações quantitativas obtidas durante a degradação dos filmes, completam as informações qualitativas obtidas com os testes normatizados para polímeros, porém, mostram que alguns procedimentos da UL-94/01 para o método vertical, devem ser reavaliados para testar a inflamabilidade de filmes de tinta acrílicas a base d’água.

Informações do evento

24/09/2020 até 24/09/2020