Defesa de Dissertação de Mestrado – Joana Pacheco Scherer

VISUAL ANALYSIS APPROACH FOR BRANDS PERCEPTION SOCIAL MEDIA

08/01/2021 - 16h13

ALUNA: Joana Pacheco Scherer

ORIENTADORA: Dra. Isabel Harb Manssour

BANCA EXAMINADORA: Dr. Eduardo Campos Pellanda (PPGCOM/PUCRS), Dr. Marcio
Sarroglia Pinho (PPGCC/PUCRS)

DATA: 18 de janeiro de 2021

LOCAL: Videoconferência – ID da Reunião: 980 5401 3990 e Senha: 315883 (link)

HORÁRIO: 10:00

RESUMO:
Devido ao seu crescimento exponencial e sua rápida capacidade de prover feedback, as redes sociais tornaram-se
importantes fontes de informação para diversas áreas.
A grande quantidade de dados gerados diariamente fez das redes sociais fontes de dados confiáveis, rápidas e de
baixo custo. Desta forma, as marcas perceberam que poderiam utilizá-las como ferramentas de marketing para obter
um rápido retorno a respeito de seus produtos e serviços. Todavia, analisar uma marca através de suas redes sociais
não é trivial e apresenta desafios tais como a coleta e análise dos dados. Para que a marca possa beneficiar-se dos
obtidos através de de redes sociais, é necessários o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem no seu
entendimento. Essas ferramentas devem ser de fácil utilização pelos gestores das marcas, sem que seja necessário
noções de programação. Desta forma, o objetivo deste trabalho é prover uma abordagem de análise visual
interativa, composta por várias técnicas de visualização, que auxilie a marca a obter vantagem dos dados
provenientes de 3 redes sociais: Twitter, Instagram e YouTube. Nossa abordagem provê um pipeline que pode ser
facilmente atualizado, sem a necessidade de programar. Além disso, são apresentados 3 estudos de caso, que
demonstram a possibilidade de obter várias informações a respeito dos dados coletados, através do uso da nossa
abordagem.

Compartilhe