Mestrado e doutorado: desvende o edital e entenda o processo seletivo

Arquivo disponível no site do PPG conta com todas as informações necessárias sobre a seleção

18/10/2023 - 08h52

Edital funciona com um guia completo para a seleção. / Foto: Envato Elements

Ao decidir fazer um curso de mestrado ou doutorado, após escolher a área em que deseja realizar a pós-graduação, um dos primeiros e principais passos é ler o edital. Ele serve como um guia completo sobre o processo seletivo, apresentando todas as informações necessárias sobre as diferentes etapas e orientando como proceder desde a inscrição até a divulgação dos resultados.  

Para garantir que tudo saia conforme o esperado durante a seleção, é importante ler o edital com atenção. Além disso, não perca o prazo: os programas de Mestrado e Doutorado da PUCRS estão com inscrições abertas até o dia 1º de dezembro 

Informações importantes que você encontra no edital:  

  • Áreas de concentração e as respectivas linhas de pesquisa: é necessário defini-las antes da inscrição. 
  • Público que pode se candidatar e o número de vagas disponíveis: saiba os pré-requisitos para participar da seleção e o número máximo de candidatos que serão aprovados.  
  • Detalhes sobre a inscrição no processo seletivo e os documentos necessários: entenda o que é necessário para se inscrever e a documentação que precisará entregar.  
  • Etapas e critérios da seleção: conheça cada um dos passos do processo e o “peso” de cada um deles para o resultado final.  
  • Cronograma, abrangendo todos os passos do processo: saiba quando cada etapa da seleção acontece. Aproveite para colocar na sua agenda.  
  • Data e local do anúncio do resultado: para saber quando procurar seu nome na lista de candidatos aprovados!  

Leia também: Currículo Lattes: passo a passo para aprender a utilizar a plataforma 

Etapas do processo seletivo variam  

Cada edital é específico do seu curso. Como as etapas do processo seletivo variam – por exemplo, algumas seleções incluem uma prova, outras não -, os editais também diferem entre si. Para acessar o edital do curso escolhido, acesse a página de Mestrado e Doutorado no site Estude na PUCRS e selecione o Programa de Pós-Graduação do seu interesse. Você o encontra no item Ingresso e Processo Seletivo.  

Se ainda ficar com dúvidas, entre em contato com a secretaria do PPG, pelo e-mail indicado no menu, em Fale Conosco.  

Quero me inscrever

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas