Como escolher quem vai te orientar no mestrado ou doutorado?

Confira dicas e aprendizados de profissionais que já passaram por diferentes processos na pós-graduação da PUCRS

31/10/2023 - 15h20

Escolha do orientador é uma decisão muito importante para quem ingressa no mestrado ou doutorado/ Foto: Envato

Uma das decisões mais importantes ao ingressar na pós-graduação é a escolha de qual docente vai acompanhar sua trajetória. Ficou com dúvidas? Quer saber o que pode e o que não pode? A professora que você queria não está disponível? Para responder essas e outras perguntas recorrentes, separamos tudo que você precisa saber sobre a pós-graduação. 

Por onde começar?  

O primeiro passo é entrar em contato com o professor ou professora de interesse. Em alguns PPGs, a aceitação ou acordo prévio com quem vai te orientar é um critério para a aprovação no ingresso de mestrado e doutorado. Acesse a página do PPG e, na linha de pesquisa que você quer seguir, confira a lista de docentes que integram os projetos.  

Mesmo nos casos em que o pré-aceite não é necessário, conhecer o corpo docente e colegas é uma ótima maneira de entender o trabalho que é realizado na prática e alinhar expectativas. Outra sugestão é acessar algumas publicações do PPG e o currículo Lattes de docentes do programa para conhecer quem tem interesses de pesquisa mais alinhados aos seus.  

O papel de orientadores/as  

A orientação influencia diretamente no desenvolvimento da pesquisa e dos/as estudantes. É o orientador ou a orientadora quem contribui – e frequentemente direciona – em todas as etapas do processo, como:  

  • Escolha do tema de pesquisa;  
  • Delineamento do projeto;  
  • Obtenção de verbas para viabilizar a execução do projeto;  
  • Coleta, análise e interpretação dos dados;  
  • E até mesmo a redação da dissertação ou tese e a publicação de artigos, que podem ser veiculados em periódicos nacionais e internacionais.  

Isso varia entre os PPGs e tem diferenças para o mestrado e o doutorado. No mestrado é comum que estudantes tenham mais direcionamentos em várias etapas, enquanto no doutorado geralmente se espera mais autonomia dos/as alunos/as.  

Mantenha o diálogo  

Diálogo com possível futuro orientador é fundamental no processo de escolha/ Foto: Envato

Assim como mencionado no primeiro tópico, é indispensável conversar com alguém durante esse processo. Quanto mais informações você tiver, melhor. Afinal, serão anos de convivência e aprendizado em conjunto. Para saber se o seu projeto seria viável no momento, você pode tirar dúvidas sobre exemplos de trabalhos já realizados, metodologias, verbas já captadas, materiais disponíveis, entre outros aspectos.  

Posso escolher docentes de qualquer área?  

Se você cursou a graduação em uma área, mas quer fazer a pós-graduação em outra, não tem problema. Isso acontece com frequência. Entretanto, é necessário que o professor ou professora que vai te orientar seja do mesmo PPG que você. Eventualmente, um professor ou professora pode fazer parte de mais de um PPG.  

Posso ter mais de uma pessoa me orientando?  

Você pode ter um orientador ou orientadora, do próprio PPG, mas também pode convidar alguém para coorientar o seu trabalho, que não precisa ser do PPG ou da Universidade. Há inclusive a possibilidade de convidar alguém de instituições do exterior, por exemplo.  

Em alguns casos existem comitês de acompanhamento, compostos pelo/a orientador/a e mais dois docentes que acompanham o desenvolvimento do projeto.  

Quem eu escolhi está indisponível, e agora?  

Isso também varia em cada PPG. Se a aceitação prévia for um critério de seleção, você pode ficar com a matrícula pendente, até que um/a docente aceite o seu projeto. Em outros casos, algum professor ou professora pode ser indicado para você, de acordo com a afinidade com o seu tema e pesquisa.  

Outro fator importante é que há um limite de vagas por orientador e orientadora. Por isso o quanto antes você entrar em contato com o PPG de interesse, maiores são as suas chances. Além de tirar uma boa nota na classificação, é claro.  

Leia mais

INSCREVA-SE NO MESTRADO OU DOUTORADO

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas