Doutorando recebe prêmio internacional na área de Ciência da Computação

Bernardo Consoli, doutorando da Escola Politécnica, atua em pesquisas sobre Processamento de Linguagem Natural

01/02/2022 - 09h15

Bernardo Consoli, doutorando da Escola Politécnica, recebeu prêmio de melhor dissertação em conferência internacional / Foto: Arquivo pessoal

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Escola Politécnica Bernardo Consoli recebeu o prêmio de melhor dissertação da International Conference on the Computational Processing of Portuguese (PROPOR 2022) com a pesquisa Enriching Portuguese Word Embeddings with Visual Information. O estudo premiado foi realizado com orientação da professora Renata Vieira, e abordou a utilização de informação visual (imagens, fotos) para aumentar a qualidade do entendimento de informação textual. A pesquisa também foi reconhecida como segundo melhor paper da Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS 2021).   

Bernardo realizou seu bacharelado e mestrado na PUCRS e sua trajetória sempre foi voltada para a pesquisa. Durante a graduação realizou iniciação científica e fez parte do Laboratório de Pesquisa em Processamento de Linguagem Natural. Atualmente, está realizando seu doutorado no PPG em Ciência da Computação, com orientação do professor Rafael Bordini.  

“Essas oportunidades que a PUCRS oferece no fomento da pesquisa e iniciação científica são muito importantes para o desenvolvimento profissional. Trabalhar com a professora Renata e com meus colegas de laboratório me tornou um pesquisador apaixonado pelo tema e pela ciência”, destaca Bernardo.    

Processamento de Linguagem Natural

A área da computação que lida com linguagem humana falada e escrita é Processamento de Linguagem Natural (PLN). É uma área que apresenta possibilidades de tecnologia para facilitar a comunicação humano-computador ou processar grandes quantidades de informação linguística.

As pesquisas de Bernardo na área são voltadas para que computadores entendam e categorizem melhor grandes repositórios de informações linguísticas e possam facilitar o uso dessa informação por humanos.

“Os meus trabalhos focam em melhorar sistemas de entendimento do sentido de palavras, sentenças e textos, para que os mesmos possam ser corretamente classificados e utilizados por outros sistemas”, explica o doutorando.  

Melhores informações para profissionais da saúde

O aluno esclarece que as tecnologias provindas da área de PLN têm um grande impacto em como as pessoas interagem com informação. O Google Search e outras ferramentas de busca na internet, por exemplo, fazem uso de várias tecnologias da área para melhorar os resultados das buscas feitas pelas pessoas. Ferramentas de tradução automática (como o Google Translate) e ferramentas de correção automática de texto também são exemplos de tecnologias de PLN. 

Na prática, as tecnologias também podem ser utilizadas em campos especializados como Direito e Medicina. Nesses campos, o PLN é usualmente utilizado para interpretar informação e auxiliar profissionais na tomada de decisões. 

Em sua tese de doutorado, Bernardo está trabalhando com informações hospitalares, com enfoque na utilização de PLN em sistemas mais avançados em evoluções médicas, em conjunção com outras fontes de informação, para predizer complicações futuras de pacientes antes delas acontecerem. “Com essa pesquisa será possível ajudar profissionais médicos a prevenirem problemas futuros e a manterem a saúde de seus pacientes”, comenta. 

Estude Ciência da Computação em 2022 

Interessados/as em ingressar em uma pós-graduação stricto sensu ainda no primeiro semestre de 2022 têm uma nova chance para se inscrever. O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro para mestrado e doutorado.

Com nota 6 na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PPGCC está entre os melhores Programas de Pós-Graduação em Computação do Brasil, com excelência nacional e internacional. 

Inscreva-se no PPG em Ciência da Computação

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas