Inscrições abertas para o 22º Salão de Iniciação Científica

Um dos mais tradicionais eventos de socialização de atividades de pesquisa da PUCRS acontecerá de 4 a 8 de outubro de 2021

11/08/2021 - 10h31
Salão de Iniciação Científica

Evento acontecerá de forma online e síncrona, por meio da plataforma Zoom.

Estão abertas, até as 18h do dia 25 de agosto, as inscrições para o 22º Salão de Iniciação Científica (SIC) da PUCRS. O encontro é voltado a bolsistas de Iniciação Científica e seus orientadores, vinculados a instituições de ensino de todo o Brasil. Devido às recomendações dos órgãos oficiais de saúde e determinações institucionais visando a prevenção da Covid-19, o evento neste ano ocorrerá de forma online e síncrona, por meio da plataforma Zoom. 

O encontro busca proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Científica em projetos orientados por pesquisadores. Além de promover a divulgação da pesquisa no âmbito da graduação da Universidade e da comunidade científica e acadêmica em geral, e incentivar a participação dos alunos de graduação em programas de Iniciação Científica. 

“No Salão de Iniciação Científica, os estudantes apresentam seus trabalhos e, em seguida, respondem perguntas realizadas por uma banca. Isso é importante por ser um treino, durante a graduação, para aqueles que desejam seguir no ramo da pesquisa após formados. O evento segue um formato semelhante àquele que esses alunos encontrarão em eventos científicos nacionais e internacionais no futuro”, explica o coordenador da Iniciação Científica, Julio César Bicca-Marques. 

De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Eduardo Lobo e Silva, a bolsa de iniciação científica é uma experiência importante na formação do estudante de graduação. “Essa vivência é muito rica, especialmente, para os estudantes instigados pelo mundo da investigação científica. A PUCRS, em parceria com as agências de fomento, proporciona essa vivência a centenas de estudantes, o que reforça e consolida este diferencial na formação dos nossos alunos”, pontua. 

Leia também: Iniciação Científica abre inscrições para estudantes do Ensino Médio

Iniciação Científica representa espaço para desenvolvimento acadêmico  

Elisa Marcante, bolsista do professor Julio, participou de uma experiência semelhante no Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS, onde apresentou o projeto de pesquisa Culturômica da Conservação: mapeando a evolução do interesse por temas ambientais no Brasil e no mundo. Para ela, “essa foi uma experiência interessante”.  

“Fiquei nervosa no começo, mas, assim que apresentei meu trabalho, percebi que não era necessária tanta preocupação. A graduação é um momento de muita experimentação e a pesquisa em que atuo e minha participação no seminário foram experiências que, com certeza, auxiliarão no meu desenvolvimento profissional”.  

Alunos e alunas da PUCRS, assim como externos vinculados a bolsas institucionais da Universidade têm isenção no valor da inscrição. Para os demais estudantes de outras instituições de ensino, o valor da inscrição é de R$ 50, com um limite de 100 inscrições.  

Confira como inscrever seu trabalho no site do evento. 

Saiba mais sobre a IC

A Iniciação Científica busca proporcionar aos estudantes de graduação, sob orientação de um professor/pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. Saiba mais sobre o programa no site da Iniciação Científica. 

Leia também: Uma nova universidade, para um novo futuro

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas