Bate-papo sobre o desenvolvimento de negócios recebe o criador do Business Model Canvas

Alex Osterwalder realiza palestra online e gratuita, promovida pela PUCRS com apoio do Sebrae RS, no dia 25 de agosto, às 11h, com transmissão pelo canal da PUCRS no YouTube

11/08/2021 - 17h24
Alex Osterwalder

Evento é parte da programação da Maratona de Inovação PUCRS 2021 (MIP). / Foto: Divulgação

Uma das principais referências sobre modelagem e desenvolvimento de negócios, o escritor e empreendedor Alex Osterwalder é o convidado do próximo Tecnopuc Talks, que acontece no dia 25 de agosto, às 11h, com transmissão pelo canal da PUCRS no YouTube. O evento marca a comemoração de 18 anos do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS e conta com o apoio do Sebrae RS. A palestra ocorre em inglês, com tradução simultânea para o português e interpretação em libras, e para receber um lembrete no dia do evento é necessário realizar a inscrição. 

O evento é parte da programação da Maratona de Inovação PUCRS 2021 (MIP), que acontece entre os dias 23 de agosto e 2 de setembro, de forma online, e é promovida pelas sete Escolas da Universidade, Tecnopuc e pelo Laboratório Interdisciplinar de Inovação e Empreendedorismo (Idear)Alunos e alunas da PUCRS podem realizar a inscrição na MIP até o dia 18 de agosto para participar da programação completa e criar soluções para diferentes desafios da sociedade. 

Leia também: Inscreva-se na Maratona de Inovação e seja protagonista da nova era 

Para Flávia Fiorin, Gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, oportunizar a vivência empreendedora durante toda a trajetória acadêmica em um ecossistema global de inovação é um dos diferenciais de uma formação voltada a conectar o conhecimento teórico a experiências práticas de mercado. “Aproximar os participantes da Maratona de Inovação da principal referência em modelagem de negócios global é um marco importante nessa trajetória. Alex Osterwalder representa o novo olhar sobre a dinâmica de negócios, sob uma perspectiva clara e dinâmica”, explica Flavia. 

Uma linguagem visual para modelos de negócios 

Tirar uma ideia do papel e transformá-la em negócio nem sempre é um caminho fácil, mas existem algumas ferramentas que podem contribuir com essa rota. Desenvolvido a partir da pesquisa de doutorado de Alex Osterwalder, orientada pelo professor Yves Pigneur, o best-seller Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios, publicado em 2010 e traduzido para mais de 30 idiomas, aborda de forma prática os desafios e as estratégias para a criação de empresas. O livro destaca a ferramenta de modelagem de negócios Business Model Canvas, que auxilia a realizar o mapeamento de ideias com linguagem visual. 

O Canvas é uma das principais metodologias utilizadas no mundo para o desenvolvimento de projetos e representa os nove pontos encontrados pelos pesquisadores como fundamentais para qualquer negócio: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento, receitas, recursos, atividades, parcerias e estrutura de custos. 

“Mapeie rapidamente sua ideia, leve no máximo algumas horas para fazer isso e pergunte imediatamente: quais são as suposições subjacentes? Quais são as hipóteses, os riscos, as coisas que precisam ser verdadeiras para que sua ideia funcione? E, então, realize testes! Você aprenderá com esses testes, adaptando e repetindo até encontrar evidências suficientes para dimensionar sua ideia”, orienta Alex. 

Em 1999, aos 25 anos, Alex fundou sua primeira startup, voltada para a educação financeira, e em 2010, cofundou uma empresa de consultoria que atendeu mais de cinco milhões de empreendedores utilizando a metodologia desenvolvida por ele. Durante a palestra, o especialista dará dicas para quem deseja começar a empreender e sobre como aplicar o Canvas para aprimorar os negócios. 

Um ecossistema de pessoas, criatividade, inovação e impacto 

O talk marca os 18 anos do Tecnopuc, um ecossistema de inovação cada vez mais conectado e global. Hoje, o Parque conta com mais de 178 organizações e 150 conexões com ambientes de inovação em todos os cantos do mundo. Transformando conhecimento em desenvolvimento social e econômico desde o início dos anos 2000, o time do Parque atua de forma colaborativa, promovendo um ambiente de negócios de classe mundial que envolve pessoas, criatividade, inovação e impacto 

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, lembra da inauguração oficial do Parque e da Incubadora RAIAR (hoje Tecnopuc Startups), quando o sonho era criar um ecossistema de inovação que aproximasse a área de pesquisa das demandas da sociedade, gerando novas oportunidades de formação e desenvolvimento acadêmico e profissional para estudantes e pesquisadores.  

“Ao longo deste período recebemos algumas das maiores autoridades mundiais da área de inovação, como Henry Etzkovitz, Burton Clark, Regis Mckenna, Steve Blank e, agora, para a maioridade do Parque, Alex Osterwalder”, celebra Audy. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas