Hiperconexão amplia os desafios da segurança na sociedade

Além da violência urbana, a exposição digital e o vazamento de dados reforçam a necessidade de soluções voltadas para a segurança na era hiperconectada

05/07/2021 - 16h26

Maratona de Inovação PUCRS 2021O número pessoas que utiliza a internet já representa mais da metade da população mundial (59,5%), formando uma rede de 4,6 bilhões de usuários, de acordo com o relatório Digital 2021 produzido pelo We Are Social e Hootsuite. Em uma sociedade cada vez mais conectada e híbrida, os desafios da segurança vão desde a violência urbana até o vazamento de dados em ambientes online.  

Diante desse cenário, torna-se fundamental o desenvolvimento de soluções e o protagonismo frente à transformação digital. Durante a Maratona de Inovação PUCRS 2021, alunos e alunas da Universidade serão convidados a refletir e investigar desafios reais em diferentes áreas, entre elas a Segurança. Promovida pelas sete Escolas da Universidade, pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e pelo Laboratório Interdisciplinar de Inovação e Empreendedorismo (Idear), a MIP acontece entre os dias 23 de agosto e 2 de setembro, de forma online.  

Expansão digital evidencia o desafio da cibersegurança  

Em uma era hiperconectada, o volume de informações geradas na internet se multiplica em tempo recorde. Estimativas da Dell Technologies, elaboradas no início desta década, apontam que o volume de dados digitais alcançou cerca de 40 trilhões de gigabytes em 2020, aproximadamente 5.247 GB por pessoa em todo o mundo. A transição entre o online e o offline e o crescimento do número de informações que circulam nos ambientes digitais expande a necessidade de proteção de dados e de soluções voltadas para a cibersegurança. 

Também chamada de segurança da tecnologia, a cibersegurança é o conjunto de procedimentos que visam a proteção de computadores, redes e dados no ambiente digital. Essas medidas têm como objetivo evitar invasões, fraudes, roubo e vazamento de informações. De acordo com o relatório da Dell, a estimativa é de que em 2020 cerca de 40% das informações tenham necessitado de alguma forma de proteção.  

Sancionada em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabeleceu regras para a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Com a regulamentação, o Brasil passou a estar entre os 120 países que possuem leis específicas para a proteção de dados. 

Agente de Inovação da Escola de Direito da PUCRS, o professor Ricardo Lupion destaca que as informações digitais e a inovação já impactam diferentes contextos. “É um tema que faz parte do nosso cotidiano, não mais do futuro. Provas digitais estão presentes em processos penais e civis, por exemplo. Além disso, precisamos estar preparados para lidar com os impactos da inteligência artificial e do convívio das pessoas em ambientes online”, comenta. 

Integração para construir sociedades mais seguras em todas as áreas 

Para além do ambiente digital, a violência urbana é um dos principais desafios sociais. O atual cenário do País nesse contexto reforça a necessidade de soluções voltadas a segurança pública e ampliação da agilidade e da eficiência no combate à criminalidade. 

No entanto, para construirmos sociedades mais seguras, humanizadas, acessíveis e sustentáveis, é fundamental agir e pensar de forma multidisciplinar. Agente de Inovação da Escola Politécnica da PUCRS, o professor Fernando Lemos aponta a importância da conexão entre diferentes áreas. “Vivemos isso na prática, com a constante integração entre estudantes dos 22 cursos da Politécnica. A conexão entre as áreas é fundamental para a criação de soluções que possam abranger diferentes aspectos e olhares. Para sermos protagonistas em uma sociedade híbrida e hiperconectada, é essencial estarmos abertos a esse diálogo interdisciplinar, indispensável para a inovação”, reforça. 

Prepare-se para a nova era

Acompanhe as redes sociais da PUCRS, do Tecnopuc, do Idear e das Escolas para ficar por dentro de todos os conteúdos sobre a MIP 2021. 

Leia também: Sociedade híbrida e hiperconectada: as soluções para uma nova era 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas