Para além da sala de aula: conheça os serviços do Centro de Apoio Discente da PUCRS

Estudantes da Universidade contam com apoio à aprendizagem, à educação inclusiva e psicossocial

16/03/2023 - 18h30

Foto: Giordano Toldo

Muitas vezes a sociedade impõe normas as quais fazem parecer que é proibido sofrer, ter dificuldades e inseguranças, sentir ansiedade ou ser diferente – quando, na verdade, somos todos igualmente diferentes. Apesar dos preconceitos em torno do tema, identificar o momento de pedir apoio é essencial para se desenvolver integralmente e ter saúde em diferentes aspectos da vida. Se você entende a importância de respeitar o seu tempo, sua forma de aprender e o momento de compartilhar dúvidas, sentimentos e emoções, os serviços do Centro de Apoio Discente da PUCRS podem te ajudar.  

Simone Martins, coordenadora do Centro de Apoio Discente, explica que o espaço é constituído pelo Núcleo de Apoio Psicossocial, o Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva e o Núcleo de Apoio à Aprendizagem. Os Núcleos são formados por profissionais especializados que articulam conhecimentos e saberes específicos de cada área e as integram.

“São serviços que, por excelência, atuam na dimensão do cuidado com a vida e incidem diretamente na permanência, aprendizagem e participação nas diferentes atividades do Campus – sobretudo, nos propósitos dos alunos ao acessarem a Universidade a fim de contribuírem para a transformação da sociedade”, ressalta. 

Segundo a professora, isso é possível a partir do momento que a comunidade acadêmica se reconhece como inclusiva, plural e criativa. 

Atenção para si e para os sinais da mente 

O Núcleo de Apoio Psicossocial integra a rede de atendimento aos estudantes e é um serviço de acolhimento e escuta qualificada no que se refere à prevenção, intervenção e mediação nas questões de saúde mental e aspectos de vulnerabilidade socioeconômica. Esses aspectos estão relacionados com o cuidado humano e impactam os processos de ensino e aprendizagem. 

Para isso, foi constituída uma equipe multidisciplinar de profissionais da Psicologia, Serviço Social e Psiquiatria. Esses profissionais atuam principalmente na prevenção da saúde mental e questões que envolvem a condição humana por meio de: 

  • Ações de prevenção à saúde mental;  
  • Identificação do sofrimento psíquico e mediações em busca da construção e reconstrução dos sentidos de vida; 
  • Ações emergenciais de intervenção nas situações de crise; 
  • Ações que auxiliam o/a aluno/a a construir a sua maturidade, identidade, atitudes e habilidades para além do conhecimento teórico que dá base à formação profissional; 
  • Mediação de conflitos originários na comunidade acadêmica; 
  • Articulação com a rede social de apoio interna e externa para atendimento das necessidades e demandas dos/as alunos/as 
  • Mediação das relações entre professor/a e aluno/a, fortalecendo a importância dos vínculos no processo de ensino e aprendizagem; 
  • Atenção a programas específicos como Prouni, Licenciaturas, Apoio Emergencial, Amigo Universitário, Mobilidade Acadêmica, entre outros; 
  • Assessoria a professores e gestores da Universidade em assuntos relacionados à vida acadêmica conectada com a formação profissionalizante; 
  • Apoio a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em parceria com a rede interna da Universidade e orientações sobre o acesso a direitos fundamentais. 
centro de apoio discente

Serviço do Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva da PUCRS auxilia estudantes durante a formação / Foto: Camila Cunha

Os estudantes podem procurar o Núcleo de Apoio Psicossocial para atendimentos relacionados a: 

  • sofrimento psíquico;  
  • distúrbios emocionais;  
  • preocupações com uso frequente de álcool e drogas;  
  • desmotivação com o curso;  
  • inadequações na conduta e nas reações frente às dificuldades de maior tensão;  
  • fragilidades emocionais, familiares, sociais e acadêmicas;  
  • dificuldades no relacionamento entre alunos e professores, alunos e colegas, turmas e grupos;  
  • apoio em situação de vulnerabilidade social; 
  • desadaptações no andamento do curso frente as aspirações de futuro; 
  • preocupações com o projeto de vida pessoal e profissional 

Todas as pessoas têm necessidades diferentes   

O Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva é o espaço onde são elaboradas e executadas as ações que promovem o acesso e a permanência de estudantes com transtornos de aprendizagem (dislexia, TDAH, entre outros); deficiência(s); Transtorno do Espectro Autista (TEA); Altas Habilidades/Superdotação e outras necessidades educacionais especiais ao longo da formação. O serviço disponibiliza acessibilidade arquitetônica, de comunicação, pedagógica e na confecção e adaptação de materiais acessíveis. 

Quando estava nos ensinos fundamental e médio, Renato Brum já percebia que precisava de uma abordagem diferente para realizar algumas tarefas escolares. Formado em Engenharia do Controle e Automação pela PUCRS, ele, que é diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista, relembra que, entre as dificuldades da época da escola, estavam a necessidade de ter mais tempo para fazer provas e o maior esforço para se concentrar.   

O Colégio Marista Rosário, onde estudou, foi o lugar no qual encontrou uma primeira ajuda. Ao ingressar na graduação, na PUCRS, recebeu apoio, criou laços e se sentiu ainda mais acolhido:   

“Eu não ia lá só para fazer as atividades, eu me sentia bem sabendo que tinha gente em quem confiava ao redor e que poderia tirar dúvidas. A equipe e os professores eram legais, e hoje eu ainda tenho contato com alguns deles.”  

Assim como o apoio de colegas e professores/as, a participação da família também ajuda no processo de formação. No caso de Renato, isso aconteceu do início ao fim da graduação:  

“O acompanhamento do Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva foi fundamental para o desenvolvimento do Renato dentro da PUCRS. A engenharia é um mundo fechado, e sem essa ajuda seria difícil de ele entrar neste ambiente devido às dificuldades dele na comunicação com as pessoas. Essa intermediação fez toda a diferença”, explica sua mãe, Flávia Borba.  

centro de apoio discente

Renato Borba, formado em Engenharia do Controle e Automação pela PUCRS, utilizou o serviço do Centro de Apoio Discente da PUCRS durante a graduação / Foto: Arquivo pessoal

Para o pai, Ruy Brum, “através desta equipe, nós, os pais, pudemos entender melhor os momentos que Renato passava e, assim, auxiliá-lo ao longo dos anos. Uma universidade é uma porta de entrada para o mundo real. E na realidade todos temos medos e questões diferentes”.   

Segundo Renato, o respeito às diferenças é muito importante. Afinal, “são elas que nos fazem grandes e incríveis”. Ele acrescenta que incluir é importante para a formação de uma geração de profissionais mais diversa, e não ter um olhar voltado para essas questões “significa perder potenciais de pessoas que, mesmo parecendo ‘menores’ às vezes, estão em outros ângulos, podendo mudar o mundo”.   

Para isso, o Núcleo dispõe de profissionais e recursos especializados, como o acompanhamento em diversas situações do cotidiano, além de orientação para a equipe de coordenação e docente sobre o processo de inclusão desses alunos e alunas no ensino superior.   

Precisa de reforço em alguma disciplina?   

Se você precisa de ajuda em alguma disciplina ou para aprender temas específicos, o Núcleo de Apoio à Aprendizagem conta com uma equipe pronta para te auxiliar. Participam do serviço estudantes, professores de diferentes cursos de graduação e bolsistas de Iniciação Científica. Ou seja, além de contribuir com os seus estudos, a equipe também entende o que você está passando, pois estão ou já estiveram no seu lugar como estudante.  

João Martins, por exemplo, foi monitor do Núcleo na área de Estatística. Mesmo sendo aluno do curso de Psicologia, ele aceitou o desafio de ministrar oficinas e encontros de reforço para diferentes áreas. Durante os três semestres que atuou no serviço, João pode ajudar colegas do seu curso e de outros, como Administração, Relações Públicas, Farmácia, Economia, Ciências Contábeis e Engenharias.   

“Me senti feliz em ajudar colegas a superarem dúvidas e dificuldades, principalmente nas disciplinas com as maiores taxas de reprovação e evasão. Isso me agregou tanto como futuro psicólogo quanto como pessoa, justamente pelo trabalho de empatia, que é algo que precisamos cada vez mais”, acrescenta.   

Obtenha apoio da Universidade 

Gostou desse conteúdo e acha que os serviços dos Núcleos de Apoio da PUCRS podem te ajudar? Para tirar dúvidas e receber mais informações, visite o Centro de Apoio Discente. Os serviços do Centro de Apoio estão disponíveis a todos os alunos da Graduação e Pós-Graduação, nos turnos manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira. Podem ser acessados presencialmente, no prédio 15 (Living 360°), 3º andar, sala 302; pelo telefone 051-3353-6036; pelo e-mail [email protected] e/ou Instagram: @apoiodiscentepucrs. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas