Track Startup conectou mais de mil estudantes ao empreendedorismo em 2020

Após criar soluções para o mercado, participantes contam experiências de empreendedorismo vivenciadas na PUCRS

24/12/2020 - 09h47
Track Startup conectou mais de mil estudantes ao empreendedorismo em 2020

Foto: Pexels

Empreendedorismo e inovação andam lado a lado. Muito mais do que simplesmente abrir uma empresa ou vender um produto, é sobre criar novos negócios e soluções para problemas atuais e reinventar o mercado que já existe. Na PUCRS, o empreendedorismo faz parte da base curricular dos cursos, incentivando o protagonismo de estudantes e permitindo que as melhores ideias saiam do papel e ganhem o mundo. 

Alinhado ao ecossistema de inovação da Universidade, o Track Startup oferece diferentes caminhos para quem deseja transformar novos empreendimentos em realidade. Confira qual possibilidade combina mais com você e fique por dentro da programação no site. 

Unir esforços para a criação de novos negócios 

Mais de mil estudantes foram impactados pelo Track Startup em sala de aula ao longo de 2020. Apenas no segundo semestre, 26 turmas foram atendidas de forma personalizada, com a contribuição de 23 profissionais convidados/as.  

Para Rafael Chanin, professor da Escola Politécnica e representante do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) no Track Startup, é importante valorizar o esforço coletivo.É um projeto que conta com um empenho do Tecnopuc, do Idear e das Escolas para fazer com que essa iniciativa tenha impacto real na vida profissional dos alunos e alunas”. Vicente Zanella, professor da Escola de Negócios e representante do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear), reforça o papel da Universidade na promoção do empreendedorismo. “Mesmo depois de se formar, é possível seguir empreendendo com o apoio da PUCRS. Nosso objetivo é fortalecer a relação e ser suporte para novos negócios”. 

Conectar a sala de aula e o mundo 

Incluir o público com mais de 60 anos na era digital da tecnologia: esse é o objetivo do Click Prosa. A plataforma de aprendizagem idealizada na disciplina eletiva de Modelagem de Negócios aposta no vínculo entre grupos da mesma faixa etária como diferencial e ficou em segundo lugar no Torneio Empreendedor. Como premiação, representantes do projeto receberam o convite para participar da ASU/Devex Hackaton, evento internacional no qual ficou entre os finalistas 

inovação, empreendedorismo, online, computador

Foto: Unsplash

Foi em sala de aula também que Bernardo Pooter, Camila Melo, Daniela Bitencourt e Lucas Alves, estudantes do curso de Administração da Escola de Negócios, perceberam as oportunidades de continuar desenvolvendo o projeto. O Idear e o Tecnopuc nos mostraram uma visão de mercado sobre o projeto, com possibilidades dentro da PUCRS”, aponta Bernardo. 

Da graduação para oportunidades de investimento 

O aplicativo Adapp, vencedor na categoria Destaque Ages do Startu Garage, consiste em um guia que orienta passageiros/as em aeroportos e cria rotas que otimizam o tempo. “Fizemos pesquisas com os lojistas e somamos ao que aprendemos na disciplina de Formação do Empreendedor para aplicar a teoria ao mercado”, aponta Bruno Gonçalves, do curso de Ciências Aeronáuticas da Escola Politécnica, que desenvolveu o projeto com o apoio dos colegas Arthur Kretschmar e Lucas Bersch. 

O ecossistema de inovação 

Entre as atuações do Track Startup estão as participações do Idear em apresentações de trabalhos das disciplinas no Tecnopuc, com a finalidade de endereçar projetos que tenham potencial de se tornar novos negócios. 

Já o Idear fomenta a atitude empreendedora interdisciplinar e a inovação com impacto positivo na sociedade por meio da formação de pessoas que proponham soluções para mudar o mundo. 

O Tecnopuc, por sua vez, incentiva a inovação e a interação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Players mundiais, grandes corporações nacionais, startups, entidades e centros de pesquisa estão sediados em Porto Alegre e em Viamão, ambos no Rio Grande do Sul. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas