Apple Developer Academy forma estudantes no Tecnopuc

Após dois anos participando do programa de formação, alunos receberam o reconhecimento de Tim Cook, CEO da Apple

09/12/2020 - 15h55

Alunos desenvolvem apps para a Apple / Foto: Divulgação

Cinquenta estudantes da Apple Developer Academy, programa do Tecnopuc, fruto de colaboração com o Instituto Eldorado e a Escola Politécnica da PUCRS, em parceria com a Apple, se formaram na última terça-feira, dia 8 de dezembro. Os/as estudantes do Brasil e da Indonésia receberam uma parabenização especial de Tim Cook, CEO da Apple, pelo Twitter: “Parabéns às centenas de alunos da Indonésia e do Brasil que se formaram na Apple Developer Academy esta semana! Em um ano de desafios sem precedentes, os seus talentos, criatividade e engenhosidade brilharam. Mal podemos esperar para ver o que vocês farão a seguir!”. O propósito do programa, que tem duração de dois anos, é desenvolver as habilidades de alunos/as das áreas de tecnologia e design de forma a obter êxito no desenvolvimento de aplicativos no ecossistema Apple.

Afonso Sales, professor da Escola Politécnica da PUCRS e coordenador da Apple Developer Academy, conta que o programa oferece muito mais do que a formação técnica para o desenvolvimento de aplicativos para o universo da Apple: “também são trabalhados conceitos de soft skills, como comunicação, técnicas de apresentação, trabalho em equipe e até mesmo aprender a ser resiliente. Os estudantes que finalizam o curso saem muito bem preparados, tanto para trabalhar em qualquer empresa de ponta em nível mundial, bem como para se tornarem empreendedores e iniciarem seus próprios negócios”, afirma.

Estudantes utilizam a estrutura do Tecnopuc / Foto: Divulgação

Para Rafael Chanin, que integra a equipe do Tecnopuc Startups, é professor da Escola Politécnica da PUCRS e Instrutor de Empreendedorismo na Apple Developer Academy, foi muito gratificante ver os alunos que chegaram super motivados e engajados. “Após dois anos de muito trabalho saem com os conhecimentos necessários para o mercado atual, aprendendo o que há de mais moderno em técnicas de desenvolvimento de aplicativos. E além do conhecimento técnico, durante o programa percebemos que os alunos também desenvolvem o relacionamento interpessoal, a habilidade de trabalhar em equipe e de resolver problemas complexos”, enfatiza. Sobre a capacidade empreendedora, que também é estimulada durante o programa, Chanin complementa: “quatro equipes formadas dentro do Apple Developer Academy vão continuar os seus projetos, como novos negócios, dentro do próprio Tecnopuc”, comenta.

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, destaca a importância da Apple Academy no Tecnopuc: “o programa está formando, há anos, jovens profissionais para atuarem no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e na geração de novos empreendimentos (startups). É uma importante parceria que temos com a Escola Politécnica da PUCRS, no processo de formação de jovens no uso de tecnologias da Apple, não somente de nossa Universidade, mas de toda a região e de outras Universidades parceiras. A participação dos nossos estudantes em programas internacionais deste nível, interagindo com o próprio CEO da Apple, Tim Cook, é motivo de orgulho, por propriciarmos este tipo de experiência pessoal e profissional no nosso ecossistema de inovação”, considera.

A trajetória do Apple Developer Academy

O programa está em dez cidades do Brasil, e em diversos cantos do mundo. Em 2020, foram mais de mil pessoas inscritas para as 50 vagas oferecidas no Tecnopuc. Ao longo da história do programa, que iniciou em 2013 e está na 4ª edição, foram mais de 200 aplicativos desenvolvidos, com a participação de mais de 400 estudantes. O Apple Developer Academy propõe uma série de desafios aplicados a questões do mundo real, de modo a estimular a capacidade criativa, conhecimento técnico e habilidades específicas na solução de problemas, englobando disciplinas de desenvolvimento de software, design, user experience e empreendedorismo.

Saiba mais sobre o programa.