Parceria garante oportunidades de estágio para 1ª turma de Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Parceria com a PROCERGS, maior empresa pública de tecnologia do Sul do Brasil, vai garantir dez vagas de estágio para estudantes que ingressarem na primeira turma do novo curso de graduação

18/11/2020 - 17h49
Trabalhos em grupo... online! E agora? - Saiba como utilizar as tecnologias para aproveitar ao máximo as diferentes possibilidades de dinâmicas do ambiente virtual

Foto: Christina Morillo/Pexels

Uma parceria entre a PUCRS e a PROCERGS (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.), a maior empresa pública de tecnologia da região Sul e a terceira maior do país, vai viabilizar dez vagas de estágio remunerado para os estudantes que vão compor a primeira turma da nova graduação de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Um convênio entre as instituições foi assinado na tarde desta quarta-feira (18). Até 25/11 a universidade está com inscrições abertas para o Vestibular 2021 que vai selecionar candidatos para o bacharelado, o primeiro presencial da região Sul do Brasil nesta área 

Com duração de quatro anos, o curso já nasce em um ecossistema de inovação composto por um Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação, pós-graduação stricto e lato sensu já consolidadas, com reconhecimento internacional, e o hub de IA e Ciência de Dados do Tecnopuc.  

Atenta à rápida expansão da economia do conhecimento, recentemente a PROCERGS criou uma nova Diretoria de Soluções Digitais, onde ciência de dados e inteligência artificial são pilares de grande relevância, explica José Antônio Leal, presidente da organização. Ele destaca que a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados tem impulsionado, a cada dia, a qualificação e a conformidade da Gestão de Dados nas empresas e nos governos, propiciando avanços relevantes em uma área que tem muito a crescer e contribuir com a sociedade e que a parceria com a Escola Politécnica da PUCRS vai ao encontro da forte expansão da Companhia na área.  

“Os estágios oferecidos permitirão aos alunos do curso colocar em prática, de forma rápida, os conhecimentos obtidos na academia. Terão acesso à algumas das maiores e mais abrangentes bases de dados disponíveis no País, em projetos de grande relevância para a Gestão Pública e para o cidadão gaúcho. A PUCRS está de parabéns por essa iniciativa inovadora e pioneira em áreas fundamentais para a economia do conhecimento. Contribui, de forma decisiva, em áreas cuja mão-de-obra ainda é escassa, apesar das oportunidades serem imensas”, ressalta. 

O coordenador do curso da PUCRS, professor Daniel Antonio Callegari, ressalta que essa é a primeira de muitas oportunidades que a universidade vai viabilizar para os futuros profissionais. Além do aprendizado com professores renomados e profissionais da indústria, oferecemos aos estudantes a possibilidade de uma grade curricular flexível, ajustável de acordo com os planos que cada um tem para o futuro e a interação com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, reconhecido internacionalmente, no qual é possível cursar disciplinas de mestrado ou doutorado durante a graduação, abordando com mais profundidade conteúdos que estão sendo pesquisados no Brasil e no exterior”, conta. 

Mercado em constante crescimento

Das 15 profissões emergentes em 2020 mapeadas em estudo realizado pelo LinkedIn no Brasil, nove estão diretamente relacionadas à Tecnologia da Informação. Apesar de o mercado precisar de pelo menos 70 mil profissionais com perfil tecnológico por ano, o Brasil forma apenas 46 mil, o que torna o segmento ainda mais competitivo, segundo o relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). 

No Rio Grande do Sul, a PROCERGS processa, a cada mês, mais de 1 bilhão de transações vitais para o bom funcionamento do governo gaúcho, em todas as suas áreas de atuação. Além disso a empresa atua com diversas soluções em âmbito nacional, como o processamento das Notas Fiscais Eletrônicas de 19 estados brasileiros. “Os estudantes selecionados terão a oportunidade de aprender na empresa que é gestora e fiel depositária de algumas das maiores e mais importantes bases de dados públicas do País”, ressalta Callegari, que é PhD em Ciência da Computação.  

Um Guia completo do Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial está disponível para quem quer conhecer mais sobre a área e a estrutura oferecida. A PUCRS também está oferecendo 50% de desconto na matrícula para alunos da primeira turma.  

A prova do Vestibular da PUCRS acontece por meio de uma prova online de redação no dia 6 de dezembro, a partir das 15h. Também é possível ingressar no curso utilizando a nota da prova do Enem (2011 a 2019), solicitando transferência ou ingresso diplomado.  

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas