Descubra qual das Engenharias mais combina com você

A PUCRS oferece oito opções de bacharelado em Engenharias de diferentes áreas

13/11/2020 - 09h46
Descubra qual das Engenharias mais combina com você

Foto: Pexels

As áreas de Exatas contam com diferentes possibilidades de atuação e, uma delas, são as Engenharias, cursos complexos que abrem um leque de opções para a sua carreira. Na PUCRS são ofertadas oito diferentes graduações: Engenharia Civil, da Computação, de Controle e Automação, de Produção, de Software, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Química. Inscreva-se neste link para realizar a prova do Vestibular 2021 ou solicite o aproveitamento da sua nota do Enem. 

Confira a diferença entre cada uma delas: 

Química: a que transforma o mundo 

Profissionais da Engenharia Química projetam e operam processos industriais de transformação, passando pelo desenvolvimento de novas técnicas para obtenção de matérias-primas e produtos, controle de qualidade, proteção e gerenciamento ambiental, consultorias industriais e controle/automação de processos, dentre outros. 

Civil: construindo o futuro 

É a Engenharia Civil que ajuda a construir a história de tantas cidades, estados e do País. Neste curso você vai aprender sobre construção civil, estruturas, fundações e obras de terra, estradas, saneamento e transporte. 

Computação: inovando o amanhã 

O curso de Engenharia da Computação forma estudantes com capacitação para atuar no desenvolvimento de computadores e suas aplicações, integrando os conhecimentos necessários para a realização de projetos de hardware e de software. 

Controle e automação: transformar desafios em soluções 

A graduação de Engenharia de Controle e Automação integra conhecimentos das áreas de Eletrônica, Mecânica, Informática e Controle Automático com o objetivo de automatizar e melhorar processos, tanto industriais quanto comerciais ou residenciais. Aborda temas atuais da área como a indústria 4.0, internet das coisas, sistemas de execução de manufaturas e controle avançado. 

Produção: aprimoramento de processos 

PUCRS lança novo curso de graduação em Relações Internacionais com modelo interdisciplinar

Foto: Pexels

Na Engenharia de Produção são abordados assuntos relacionados ao planejamento, programação e controle da produção, gestão de cadeias de suprimentos, organização industrial, modelagem e simulação de processos, sistemas da qualidade, confiabilidade de produtos e processos, gestão de projetos, gestão de custos industriais e ergonomia. 

Software: o primeiro da região metropolitana de Porto Alegre 

O curso de Engenharia de Software é para quem deseja trabalhar principalmente com desenvolvimento de software. Inovador em sua concepção, foi criado a partir de uma demanda da indústria regional e nacional que carece de profissionais com este perfil. 

Eletrônica: para quem é ligado em tecnologia 

A formação em Engenharia Elétrica: Eletrônica foi pensada para quem é ligado em tecnologia com foco no projeto e desenvolvimento nas áreas de eletrônica, sistemas embarcados, internet das coisas, estudando as tecnologias mais modernas que existem no mercado. 

Sistemas de Energia Elétrica: um curso focado em energia 

O curso de Engenharia Elétrica: Sistemas de Energia Elétrica aborda o projeto, o planejamento e a operação de sistemas de energia, considerando segmentos residenciais, comerciais, industriais, petroquímicos, metal-mecânicos e outros. 

Mecânica: criando e inovando

A Engenharia Mecânica trata principalmente de cinco grandes áreas de concentração: materiais, processos de fabricação, projeto mecânico e mecânica computacional; fluido-térmica e energia, automação e controle industrial. 

Fórmulas que transformam o mundo 

A Engenharia Química atua nos processos industriais de transformação. Passa pelo desenvolvimento de novas técnicas para obtenção de matérias-primas e produtos, controle de qualidade, proteção e gerenciamento ambiental, consultorias industriais e controle/automação de processos, dentre outros. 

Quiz: Saiba qual curso de Engenharia é a sua cara 

Chegou a hora de escolher o curso que você quer fazer, mas ainda não conseguiu decidir qual área da Engenharia é a sua preferida? A gente tem algumas dicas que podem te ajudar. Clique aqui e responda o quiz para descobrir o seu resultado em 30 segundos! 

Não esqueça de se inscrever no Vestibular de 2021 neste link e prepare-se para o primeiro passo em direção à realização de um sonho. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas