Mestrado e doutorado: saiba como são os estudos na formação stricto sensu

Pós-graduação aprimora conhecimentos e estimula a autonomia durante os estudos

14/06/2021 - 17h07
mestrado e doutorado, aulas, estudos, pós-graduação

Mestrado e doutorado estimulam a autonomia / Foto: iStock

Quer fazer mestrado ou doutorado, mas está em dúvida sobre como são as aulas? Antes de ingressar na formação stricto sensu é comum surgirem questionamentos sobre formas de avaliação, as disciplinas e duração dos cursos. Para quem deseja iniciar a pós-graduação ainda em 2021, é possível se inscrever no programa de pós-graduação de seu interesse até 29 de outubro. Mas enquanto seus estudos não iniciam, você já pode entender mais sobre estrutura das aulas e se preparar para esse novo ciclo de aprendizado. 

Trajetória personalizada, no seu tempo 

As aulas dos programas de pós-graduação (PPGs) ocorrem semestralmente, podendo variar de uma a quatro horas por semana, e abordam temas relacionados à fronteira do conhecimento em uma determinada área. Antes da matrícula nos semestres letivos, cada estudante realiza a escolha das disciplinas em conjunto com o seu orientador. Essa escolha estimula a autonomia e personaliza a trajetória acadêmica de acordo com os interesses de estudo. 

Cada PPG tem uma estrutura curricular que define os pré-requisitos que devem ser atendidos para a obtenção do título de mestre ou doutor. Esses requisitos variam, mas podem incluir, além das disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas, provas de proficiência em idiomas estrangeiros, exames de qualificação, entre outros. Em alguns casos, além das disciplinas, os estudantes também podem participar de grupos de discussões ou apresentar seminários, com a participação de convidados tanto nacionais como internacionais. 

Para concluir a formação no mestrado ou doutorado, não há um número pré-estabelecido de disciplinas, mas sim de créditos (horas-aula) que o/a aluno/a precisa cursar. Para o mestrado são necessários 24 créditos e, para o doutorado, 36. O tempo regulamentar para concluir o mestrado é de 24 meses, com extensão máxima até 30 meses. Já no doutorado o tempo regulamentar para conclusão é de 48 meses, com extensão máxima de até 54 meses. 

Diferentes possibilidades de avaliação 

Na formação stricto sensu as avaliações podem ser feitas de diferentes maneiras. Os docentes têm total autonomia para definir como farão a avaliação das suas turmas da pós-graduação. Formas usuais de avaliação incluem trabalhos em grupo, apresentação de seminários, preparação de artigos ou relatórios e, eventualmente, provas. 

Integração e aprendizado contínuo 

Estudantes de mestrado e doutorado podem participar das mesmas disciplinas, favorecendo a interação e enriquecendo a experiência acadêmica. Quem faz mestrado antes do doutorado também pode aproveitar parte ou até a mesmo a totalidade dos créditos cursadosdependendo da adequação ao tema de pesquisa do doutorado.

Leia também:

Conheça os cursos e inscreva-se

 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas