Pesquisadores da PUCRS conquistam Prêmio Capes de Tese

Pesquisa da Psicologia recebeu prêmio principal e tese na área da Ciência da Computação foi reconhecida com Menção Honrosa

02/10/2020 - 11h37
Pesquisadores da PUCRS conquistam Prêmio Capes de Tese

Foto: Wadi Lissa/Unsplash

Dentre os 1.421 trabalhos concorrentes ao 15º Prêmio CAPES de Tese, em edição com recorde de inscrições, dois da PUCRS se destacaram: a tese Cognição e Reserva Cognitiva em Idosos: Um estudo longitudinal, da pesquisadora Marianne Farina, que ganhou o prêmio principal, e Exploration of Algorithms and Implementations for Efficient 3D-HEVC depth map Encoding, do pesquisador Gustavo Freitas Sanches, que recebeu Menção Honrosa. 

No total 49 pesquisas venceram o prêmio em 2020, um dos mais prestigiados do País. O resultado foi divulgado em 1º de outubro, no Diário Oficial da União. 

Marianne desenvolveu sua pesquisa no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, orientada pela professora Tatiana Irigaray e coorientada pela professora Carmen Moret Tatay, da Universidade de Valencia San Vicente Martin (UCV), na Espanha. 

Gustavo realizou seu estudo no PPG em Ciência da Computação da Escola Politécnica, com orientação de César Augusto Mission Marcon e coorientação de Luciano Volcan Agostini.  

Leia também: PUCRS é destaque em ranking internacional de universidades jovens 

Excelência em pesquisa  

Para Carla Bonan, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, a premiação expressa a excelência da pesquisa desenvolvida nos PPGs da PUCRS, fruto do trabalho de estudantes, pesquisadores e pesquisadoras. “É um orgulho para a nossa instituição termos estudos do doutorado recebendo este reconhecimento nacional”, celebra. 

Os autores e autoras das teses selecionadas de cada uma das áreas de avaliação receberão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional e, seus orientadores ou orientadoras, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional.   

Leia também: Excelência em Pesquisa: a nova publicação científica da PUCRS 

Sobre a premiação  

Criada em 2005, a iniciativa é fruto de parceria entre a Capes, a Fundação Carlos Chagas, a Comissão Fulbright e o Instituto Serrapilheira. Uma tese é premiada em cada uma das 49 áreas de avaliação reconhecidas pela Capes. 

Dos trabalhos agraciados será feita a seleção para o Grande Prêmio, oferecido ao destaque de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Humanidades e Exatas. A cerimônia acontecerá em dezembro. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas