Universidade apoia ação de empresas de TI para potencializar a economia

Projeto +praTI, que conta com a parceria do Tecnopuc, visa atrair e qualificar talentos para a área e criar um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico e social

01/09/2020 - 15h00

Determinados a contribuir com a transformação digital e social do Rio Grande do Sul, empresários do setor de Tecnologia da Informação do Estado lançam hoje o +praTIA iniciativa, desenhada a muitas mãos, conta com a parceria do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc)Com o objetivo de tornar a tecnologia e a inovação protagonistas da economia regional, o projeto irá oferecer, de forma online e gratuita, mentorias, qualificação técnica e oportunidades de emprego. 

Para o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, o +praTI envolve diversas empresas em um movimento que busca contribuir com um desafio histórico de qualificação na área de tecnologia. É um projeto muito importante que temos orgulho de apoiar”, diz. 

O grupo ainda atuará como articulador em diferentes setores, como educação, saúde e cultura, fazendo a conexão entre essas áreas e a tecnologia. O projeto também conta com o apoio do Pacto Alegre, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, e de outros parceiros educacionais, de formação e de conscientização e divulgação. O evento virtual de lançamento acontece hoje, às 19h, e as inscrições podem ser feitas neste link. 

Talento que gera valor para a sociedade 

O CEO da uMov.me, Alexandre Trevisan, é um dos fundadores do movimento +praTI junto com outros 25 empresários gaúchos. Segundo ele, as maiores empresas do mundo hoje são de capital intelectual. São organizações que trabalham com tecnologia e conhecimento, que é a fórmula da nova economia. Essa realidade está posta e entendemos que é nosso dever enquanto empresários atuar como articuladores da sociedade nessa transformação”, destaca. 

Cesar Leite, CEO da Processor, observa que pessoas talentosas são os ingredientes mais importantes para o desenvolvimento de empresas modernas com alto potencial de geração de valor para a sociedade. “Precisamos criar esse ambiente favorável para o desenvolvimento do Estado, e é isso que vamos fazer, capacitando e mostrando para as pessoas as oportunidades que existem na área e as chances de crescimento profissional”, observa. 

Estado tem mais de 5 mil vagas de TI abertas 

Um dado que também motivou o setor a unir esforços para disseminar a importância da tecnologia para o desenvolvimento social e econômico é o número de vagas abertas em empresas da área. Mesmo com as ofertas de remuneração acima da média do mercado, essas empresas não conseguem suprir a totalidade das suas demandas por profissionais habilitados em tecnologia. “Hoje temos um estudante de Tecnologia para cada 11 estudantes de Administração e de Direito. Com o +praTI, queremos mostrar que existe um universo de oportunidades diante de todos nós”, afirma o advogado e conselheiro do Instituto Millenium, Sebastião Ventura. 

James Bajczuk, VP da CWI Software, acrescenta que a tecnologia precisa estar na pauta e ser prevalente na matriz econômica. A pandemia está nos mostrando que isso não tem volta. Nós temos oportunidades para oferecer e a +praTI viabiliza essa qualificação gratuitamente às pessoas, sejam elas jovens que estão entrando no mercado de trabalho ou profissionais que estão fazendo conversão”, completa Bajczuk.  

Mais detalhes estão disponíveis no site da iniciativa.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas