Professor da Escola Politécnica é coautor de 1º livro sobre Software Startups

Obra auxilia na compreensão de diversos fenômenos, desafios e práticas que ocorrem com startups

18/08/2020 - 17h01
Professor Rafael Prikladnicki

Professor Rafael Prikladnicki. Foto: Divulgação Tecnopuc

O Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC)  da Escola Politécnica e Diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), Rafael Prikladnicki, participou como autor da obra Fundamentals of Software Startups, lançada este ano. O professor explica: “Muitas vezes a preocupação com o timing no lançamento de produtos pode deixar o desenvolvimento de software nas startups em segundo plano, gerando uma dívida técnica”. Por isso, de acordo com ele, as startups de base tecnológica enfrentam diversos desafios. 

A pesquisa começou a ser aprofundada no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação em 2016, com dois professores pesquisadores (Afonso Sales e o próprio Rafael) e dois alunos de doutorado (Leandro Pompermaier e Rafael Chanin — também professores da Escola Politécnica), a partir da observação de startups instaladas no Tecnopuc. Prikladnicki destaca que “este é o primeiro livro científico sobre o tema, em um trabalho colaborativo de membros da Software Startups Research Network, da qual tenho orgulho de representar a Universidade”. 

O livro aborda tópicos importantes sobre engenharia e gerenciamento de startups de software, com aspectos técnicos e de negócios e como eles estão relacionados, quais as complicações que podem surgir e como elas podem ser tratadas. Também, traz lições aprendidas com startups na Finlândia, Noruega, Brasil, Rússia e Estados Unidos. Os resultados são baseados em descobertas empíricas, e as afirmações estão apoiadas em evidências e observações concretas, mediações e experimentos de pesquisas qualitativas e quantitativas. 

A Professora Milene Silveira, coordenadora do PPGCC, destaca a importância da publicação “Esta publicação é mais um indicativo da qualidade da pesquisa conduzida na PUCRS, e, especialmente, em nosso Programa, o qual tem se destacado em nível mundial. Além disso, ela evidencia a qualidade da formação propiciada, por ter, dentre os pesquisadores envolvidos, dois professores do Programa que são nossos egressos e dois doutorandos”.

A obra ajuda empreendedores e profissionais a compreenderem diversos fenômenos, desafios e práticas que ocorrem com startups e fornece insights com base em metodologias de pesquisa sólidas apresentadas de uma maneira simples e fácil de ler. O livro está disponível para compra neste link.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas