Equipe do Apple Developer Academy é a 1ª brasileira da história na final de evento europeu

30/07/2020 - 16h41
Final do evento foi transmitida online

Em 48 horas, Rovane Moura, Milena Pauli, Laura Pilz e Giovanna Tonello, integrantes do Apple Developer Academy de Porto Alegre, localizado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), desenvolveram o conceito de uma plataforma para a empresa alemã de varejo de itens domésticos e de construção, OBI. Rovane é formado em Ciência da Computação na PUCRS pela Escola Politécnica. O desafio foi proposto pela Reply Creative Challenge, uma maratona de criatividade dividida em 5 grandes categorias. A categoria em que a equipe se inscreveu foi a de Service Design, e o desafio era projetar um novo serviço ou modelo de negócio para a OBI. A final do evento foi transmitida pelo Youtube e está disponível na íntegra neste link.

A equipe ficou em 1º lugar de 89 projetos da categoria, e avançaram para a final do evento, onde apresentaram o pitch ao vivo da ideia, junto de outros 4 times que ganharam nas suas categorias. “Ficamos em terceiro lugar, e fomos o primeiro grupo brasileiro a participar da etapa final desse evento. No total, 1093 times participaram do evento como um todo, com 522 submissões”, explica Rovane.

Rovane conta que o objetivo era propor uma solução que auxiliasse os clientes da OBI em seus projetos DIY (do-it-yourself), promovendo segurança e garantia de sucesso. “O desafio era promover uma mudança de mindset sobre a dificuldade de projetos DIY, assim como possibilitar monetização de alguma forma”, conta. A solução criada pelos alunos, chamada “Metiisto” (“artesão” em Esperanto), foi uma plataforma/rede social/app onde os usuários poderiam explorar e descobrir diferentes projetos, comprar materiais e equipamentos organizados por projeto diretamente da OBI, obter suporte profissional e da comunidade, e compartilhar experiências/ imagens/comentários com outros usuários.