ThoughtWorks e PUCRS lançam livro sobre aceleradora ágil e inclusiva

Projeto promove conhecimento e a inserção de jovens na TI

11/12/2019 - 17h15

livro_tecnopuc_aceleradoraCom o propósito de desconstruir o padrão dominante e mudar a cara do mercado de Tecnologia da Informação (TI), ThoughtWorks e PUCRS se uniram no projeto da Aceleradora Ágil e da Aceleradora Inclusiva. Há 10 anos, a multinacional de Chicago (EUA) iniciou sua operação no Brasil, e comemora a década no território brasileiro com o lançamento da obra: Aceleradora Ágil e Inclusiva, unindo conhecimento, projetos e pessoas para construir um futuro tecnológico justo. O livro foi escrito por Nelice Heck, gerente-geral do escritório da ThoughtWorks Porto Alegre, Rafael Prikladnicki, diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), e Patrícia Knebel, jornalista e estrategista digital de diversas empresas e fundadora do Estúdio Editorial – content innovation lab.  O livro está disponível neste link.

Para Nelice, a história da ThoughtWorks é fortemente conectada com a do Tecnopuc. “Foi aqui no Parque que nasceu a primeira semente da ThoughtWorks no Brasil, e ver projetos como o da Aceleradora é muito gratificante, pois mostra a união forte entre empresa, universidade e sociedade. E ver todas essas histórias concentradas em um livro que pode inspirar ideias a outras empresas e pessoas nos enche de alegria”, celebra a gerente-geral de Porto Alegre.

Prikladnicki afirma que “a ThoughtWorks é uma empresa bastante admirada por todos. Uma das primeiras organizações que apoiamos a vinda para o Brasil, em um processo de softlanding. Nos orgulhamos muito não apenas por terem optado pelo Tecnopuc como o local para o primeiro escritório do Brasil, mas também pelas ações que desenvolvem conosco desde então, em projetos que envolvem diretamente o Centro de Inovação e a Escola Politécnica da PUCRS”.

Aceleradora Ágil

Programa com duração de 16 semanas no qual um grupo de jovens tem a oportunidade de vivenciar uma imersão temporária em um ambiente controlado e com o auxílio de profissionais experientes, entre eles consultores da ThoughtWorks, alunos de pós-graduação da PUCRS e mentores parceiros, que ajudam a desenvolver competências técnicas, comportamentais, de negócios e de governança necessárias para atuar em equipes de alto desempenho de desenvolvimento de software. Tudo tendo como base as metodologias ágeis. Cada participante recebe uma bolsa de R$ 1 mil por mês para se dedicar à iniciativa.

Aceleradora Inclusiva

A Aceleradora Inclusiva nasceu como um spin-off da Aceleradora Ágil e, além de ensinar os primeiros passos na programação e metodologias ágeis a jovens, busca acelerar o processo de inserção de pessoas, especialmente as mais vulneráveis socialmente, dentro da área da tecnologia. Cada participante recebe uma bolsa de R$ 700,00.

10 anos da ThoughtWorks no Brasil e no Parque

No Brasil desde 2009, a organização reúne no país mais de 600 profissionais, que estão divididos em quatro escritórios. O primeiro a ser inaugurado foi no Tecnopuc, o que marcou a entrada da multinacional na América do Sul.

Em trecho do livro, o Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, destaca que a estratégia de negócios e a visão de mundo da ThoughtWorks é muito semelhante com a da PUCRS, e isso explica os dez anos de êxito da relação. “Precisamos cada vez mais criar um ciclo virtuoso em que a PUCRS e o Tecnopuc possam oferecer o que tem de melhor, que são os nossos professores, pesquisadores e estudantes, e as empresas que interagem conosco apoiem essa busca constante por projetos inovadores e geração de riqueza”.

Para o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, a ThoughtWorks representa muito do que a sociedade de hoje espera de uma empresa do século 21, pois ela se posiciona perante o mundo como uma companhia responsável socialmente e com uma forte preocupação com a diversidade. “Isso faz com que seja uma das mais admiradas do Brasil e um foco de desejo dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Nesse sentido, é uma empresa muito alinhada com os valores que norteiam o ecossistema de inovação da PUCRS”.