Representatividade feminina é tema de evento promovido pelas Gurias da Politécnica

Atividade trará palestras e capacitações sobre o tema

23/10/2019 - 10h30

Gurias da Politécnica, atuação, liderança e empoderamento, Escola PolitécnicaNos dias 31 de outubro e 1° de novembro, ocorrerá nos auditórios do 5º andar do prédio 32 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre/RS) o evento Atuação, liderança e empoderamento. A atividade é promovida pelo grupo Gurias da Politécnica, da Escola Politécnica da PUCRS, em parceria com a Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae). O evento trará palestras e capacitações voltadas para o fortalecimento da presença das mulheres no mercado de trabalho e meio acadêmico. A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, e as inscrições podem ser feitas neste link.

A partir desta quinta-feira, 24 de outubro, até o dia do evento, estarão sendo coletados – nas secretarias prédios da Escola Politécnica (30 e 32) – lenços de cabeça, batons novos e chapéus ou bonés para doação ao Projeto Camaleão, que tem como objetivo reforçar a autoestima e promover a reinserção social de pessoas diagnosticadas com câncer.

Sobre o grupo

Em 2018 surgiu o grupo Mulheres na Engenharia com alunas do curso de Engenharia Mecânica. Levando em consideração que de todos os estudantes do curso, 0,5% deles eram mulheres, sentiram a necessidade de falar sobre o assunto e debater o tema para conquistar seus espaços na área. A ideia deu certo e, a pedido da decana da Escola Politécnica, professora Sandra Mara Oliveira Einloft, surgiu então o grupo que abrangesse as meninas de todos os cursos da Escola, o Gurias da Politécnica. Iniciado pelas alunas Andressa Ullmann e Litiéle dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PGETEMA), e Roberta Ferrari, do curso de Engenharia Mecânica, o projeto auxilia e incentiva outras mulheres que desejam ocupar seu lugar nos cursos de ciências exatas e tecnologias. “Sentimos que era o momento de fortalecer umas às outras”, declara Litiéle dos Santos, uma das gestoras do projeto.

“De mulheres para as mulheres”

O grupo é aberto para todas as alunas da Escola Politécnica, que, para fins de melhor organização das atividades, possui um núcleo onde cada curso tem uma representante com a responsabilidade de levar as informações e a ideia do mesmo para dentro do seu curso. É uma ação “de mulheres para mulheres”, define Litiéle. Além disso, conta com um comitê de gênero/diversidade, focado nas questões das diversidades e minorias dentro da Escola Politécnica.

Contatos:

Instagram: @gurias.politecnica