PUCRS apoia HackFest RS, maratona de desenvolvimento do Ministério Público do Estado

O evento é aberto para universitários e recebe inscrições até 1º de novembro

18/10/2019 - 14h51

hack_festA PUCRS e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc) apoiam o HackFest 2019, uma maratona de desenvolvimento para fomentar tecnologia e transparência no serviço público do estado. O evento, coordenado pela Subprocuradoria-Geral de Justiça de Gestão Estratégica, ocorre de 8 a 10 de novembro, na Fábrica do Futuro, e é inédito no Rio Grande do Sul.

Inscrições
As inscrições encerram em 1º de novembro e podem ser realizadas no link. Podem participar estudantes universitários, empreendedores, organizações sem fins lucrativos e profissionais das áreas de tecnologias da informação, jornalismo, design, direito, estatística e administração, entre outros, com idade acima de 18 anos. É permitida apenas uma inscrição por CPF, que pode ser individual ou para a equipe inteira. Serão disponibilizadas 72 vagas para até 12 equipes de, no mínimo, três integrantes, e, no, máximo, seis integrantes. Os inscritos passarão por uma seleção de projetos.

Projetos
O desafio para os participantes do HackFest é usar a tecnologia em favor da transparência, combate à corrupção e eficiência no setor público. As equipes terão um fim de semana para desenvolver projetos como dashboards, sistemas, aplicativos, modelos, algoritmos e outros tipos de soluções aplicáveis.

Os participantes poderão escolher entre duas trilhas de desafios:

1 – Análise e visualização de dados;
2 – Sistemas, aplicativos e algoritmos.

Premiação
O comitê julgador será formado por representantes dos órgãos e universidades envolvidas e as três melhores soluções serão premiadas. A premiação específica será conhecida nos próximos dias.

Esforço Interinstitucional
O MP tem como parceiros na realização do evento o Zenit Parque UFRGS, o Tecnopuc, o Tecnosinos e a Fábrica do Futuro. E como apoiadores, o Tribunal de Contas do Estado, o Tribunal de Contas da União, a Controladoria-Geral da União, o Observatório Social, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade do Vale dos Sinos, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre.